6 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Denúncia por funcionários fantasmas da Assembleia do RN ganha status de … Rachadinha

201603011151320000008881

Um leitor menos avisado dos jornais da imprensa nacional pode até imaginar que é algum fato novo pelo apelido do momento que a denúncia ganhou; Rachadinha.

Matéria da Folha de São Paulo esta quarta-feira notícias envolvendo vereadores, deputados e diz  “até ex-governador”.

O “ex-governador” é Robinson Faria, do Rio Grande do Norte colocado em destaque, claro, por ser aliado próximo do Governo Bolsonaro, sendo portanto lembrado sua  condição de protagonista de esquema semelhante ao do filho do Presidente Bolsonaro na Assembleia legislativa do Rio de Janeiro.

Diz a reportagem:

Entre os denunciados  o ex-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria, do PSD.

Robinson, que é pai do ministro das Comunicações Fábio Faria, virou réu em julho sob acusação de peculato por suposta participação em um esquema de fraudes de R$ 3,7 milhões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte de 2008 a 2010.

À época, ele era presidente do Legislativo potiguar. A acusação aponta para um esquema que envolvia servidores fantasmas, cujos salários eram desviados com a ajuda se funcionários que trabalhavam para a cúpula do órgão.

Em nota, a defesa do ex-governador afirma que “o Ministério Público insiste em sua campanha de perseguição a Robinson Faria, imputando ao ex-governador fatos criminosos sem amparo em elementos mínimos de prova”.

“Esta defesa tem total confiança no Poder Judiciário e tem plena convicção de que a denúncia será devidamente rechaçada”, afirmam os advogados José Luis Oliveira Lima e Daniel Kignel.

O esquema apontado nas Operações Dama de Espadas e Croupier resultou inclusive na prisão da então procuradora da Assembleia, Rita das Mercês, durante a administração de Robinson Faria.

Na época, houve revolta de populares que chegaram a ocupar a calçada do Palácio José Augusto vestidos de fantasma.

Com a força e a repercussão  esquema do Rio – em que salário de funcionários é repassado para o deputado – a denúncia do RN ganhou também novo status e novas citações.

De novo,  apenas o apelido. Sai funcionário fantasma e entra … Rachadinha.

One thought on “Denúncia por funcionários fantasmas da Assembleia do RN ganha status de … Rachadinha

  • observanatal

    Será que essa semelhança deixou Fábio Faria tão próximo dos Bolsonaro?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *