15 de maio de 2024
Política

Deputado do RN faz discurso machista e liga mulheres a procriação

Reprodução/TV Câmara

Deputado General Girão (PL-RN) faz discurso machista durante sessão da CPI do MST. Ele afirma que respeita as mulheres por serem “responsáveis pela procriação e pela harmonia da família”. Houve bate-boca entre Girão, a deputada Sâmia Bonfim (PSOL SP) e o deputado Éder Mauro (PL PA).

“A atitude da senhora a gente lamenta bastante. As mulheres têm responsabilidades, sim, e eu as respeito bastante, muito, porque elas são responsáveis pela procriação e pela harmonia da família. E a senhora não”, disse Girão.

Após a declaração, mulheres presentes na sessão, incluindo as deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Camila Jara (PT-MS) e a própria Sâmia, criticaram o deputado. Além disso, alguns assessores legislativos que estavam presentes se levantaram e deixaram a sala em forma de protesto.

Girão também menciona incidente em que mulheres do MST teriam tentado invadir seu gabinete sem punição.

O relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), sugere que Sâmia seja representada no Conselho de Ética. O presidente da comissão, Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), também se exalta e discute com Sâmia. A deputada e o PSOL representarão Zucco e Salles no Conselho de Ética por violência política de gênero na CPI.

A sessão foi a última antes do recesso parlamentar e 21 requerimentos foram aprovados.

Informações da Folha de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *