5 de maio de 2024
Educação

Dilema de Fátima: atender aos professores ou sucumbir ao colapso ?

Greve dos Professores deflagrada 

A governadora Fátima Bezerra (PT) voltou na noite de domingo, depois de uma semana em Portugal, com um abacaxi para descascar; a greve dos professores da rede estadual.

Hoje, os professores devem retornar às escolas para dialogar com a comunidade escolar e explicar as razões da greve. Amanhã seria o primeiro dia, de fato, da paralização.

A  principal reivindicação da categoria é a atualização no índice de 14,95%.

Também cobra o envio à Assembleia Legislativa dois projetos que visam instituir um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os funcionários da educação, melhorar as escolas de tempo integral e garantir as gratificações de diretores e vices diretores a partir do porte das escolas.

De acordo com a presidente do Sinte/RN, , professora Fátima Cardoso, “essa greve nasceu forte e vai crescer forte”

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, apenas 33 se comprometeram a pagar o piso nacional  do magistério.

Uma luta, aliás, da então sindicalista e professora Fátima Bezerra.

O secretário de Planejamento, Aldemir Freire declarou em suas redes sociais que se o Estado atualizar o piso, como os professores reivindicam, “entra em colapso”.

“Se o governo do estado atender aos professores na forma como eles querem vai inviabilizar a prestação dos serviços públicos, os investimentos e atrasar salários (inclusive dos professores).

Pelos meus cálculos os custos do piso para esse ano consumiria 92% do espaço fiscal. “Ou seja, do aumento de receitas projetado para esse ano, 92% seria consumido pelos professores (ativos e inativos) e apenas 8% para o crescimento de TODAS as demais despesas (inclusive o custeio e o investimento da própria educação).

Isso é ou não inviável?”’

DO TL

Quem conversou sobre o assunto com a governadora Fátima Bezerra (PT) não tem dúvida que ela vai escutar a aérea que tem entende de finanças do Governo.

Ou seja, atender a reivindicação dos colegas professores não é uma possibilidade real.

One thought on “Dilema de Fátima: atender aos professores ou sucumbir ao colapso ?

  • PedroArtur

    Agora o que a governadora vai alegar, foi herança do governo anteriou , mais espara ai, o governo anteriou foi ela mesma……..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *