13 de maio de 2024
Nota

Em Madri, Governadora Fátima visita Iberdrola para tratar “energia verde”

O grupo espanhol está presente no Rio Grande do Norte desde que a energia verde ainda não estava no radar de lá, nem de cá. Foi na privatização da Cosern, em 1997. 

Uma época em que privatização ainda era palavrão para turma que veste… vermelho. 

Agora, mais de 20 anos depois, e cordões políticos juntos como num arco-íris, a concordância sobre a importância da energia verde também é unânime. 

Focando nisso, a governadora Fátima Bezerra visitou hoje a sede da Iberdrola, do grupo detentor da Neoenergia Cosern em Madri. 

A Iberdrola desenvolve em oito países, incluindo o Brasil, 60 projetos de hidrogênio verde e opera, em Puertollano, a maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa.

Ela foi recebida pela diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Carvalho Lopes e pelo superintendente de operações Marcelo Lopes e se reuniu com o presidente do grupo, José Ignácio Galán.

Na agenda, a usina eólica offshore na Costa do RN e desenvolvimento do Porto-Indústria Verde no Litoral Norte.

O programa de hidrogênio verde do RN propõe um plano de ação até 2030, disposto em quatro fases, contemplando elaboração de projetos pilotos, desenvolvimento das cadeias de suprimento, sinergia com o mercado internacional e, finalmente, a consolidação como mercado exportador e produção em larga escala.

No RN há 13 projetos de parques eólicos offshore atualmente em processo de licenciamento no IBAMA, totalizando 17,8 GW de capacidade instalada, com potencial para chegar a 55 GW.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *