3 de maio de 2024
Educação

Escola domiciliar tem vez no governo Lula?

 

Para as famílias que já praticam o chamado homeschooling, o ensino domiciliar, a volta de Lula ao poder trouxe ansiedade e insegurança quanto sua permanência.

O  PT tem uma posição clara contra o ensino domiciliar.

Mas, se o novo congresso a ser empossado em fevereiro, mantiver o perfil liberal desenhado nas urnas, essa modalidade de educação deverá ser regulamentada.

                                            ***


Mais de 1 milhão de estudantes americanos abandonam as escolas públicas, já que a educação domiciliar mais do que dobrou.

Jacob M. Thompson para o winepressnews.com, em 11/02/2023

O fraturado sistema educacional  americano agora enfrenta ainda mais problemas do que já enfrentava: taxas de frequência em queda rápida, supostamente por causa de um aumento na educação domiciliar, um crescimento nas ‘escolas charter’ (escolas públicas com administração independente)  e na diminuição das taxas de natalidade.

O Trends Journal relata que as matrículas nessas escolas públicas caíram em mais de 1,4 milhão de alunos entre o outono de 2019 e 2020 – uma queda de 3%.

Quanto às escolas que relutaram e demoraram a renegar as restrições da Covid, observaram um declínio de mais de 4,4% em novos matriculados.

Esse problema pode ser observado na maioria das cidades dos EUA em todo o país, com a queda de matrículas em 85 dos 100 maiores distritos escolares do país.  O TJ observa que essa tendência já estava acontecendo antes de 2020, mas os bloqueios e o medo da doença apenas exacerbaram muito esse problema.

Enquanto isso, nos últimos anos, a educação domiciliar dobrou de cerca de 2,5 milhões para 5 milhões ou mais.

Cada distrito tem seus próprios problemas únicos, com alguns poucos tendo visto um aumento no número de alunos, mas também há muitos pais que se sentem capacitados para considerar novas opções se estiverem descontentes com as opções de escola pública.

O TJ escreveu: ‘No Novo México, por exemplo, os pais criticaram a qualidade de suas escolas públicas.  Em 2019, havia 89.553 alunos matriculados no Distrito Escolar de Albuquerque, em comparação com 82.329 em 2022.’

“Se os distritos não estiverem tentando mostrar seu valor à comunidade para fazer algo a respeito da queda nas matrículas, esses alunos não voltarão.  Essas famílias não vão voltar.

As famílias querem uma opção que sabem que será a melhor para seus filhos e que realmente lhes permitiu explorar toda a gama dessas opções, seja uma escola distrital tradicional, uma escola charter, uma escola particular, uma microescola, ou uma opção de ensino doméstico”, disse Amanda Aragon, diretora executiva da New Mexico Kids Can.

One thought on “Escola domiciliar tem vez no governo Lula?

  • martin hellmann

    #HomeschoolingÉDireito!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *