2 de maio de 2024
CULTURA

Esperadas novas medidas restritivas, em Portugal

40C8C3A9-B5A8-413A-B4C2-AD05108C4A6D
Deputada Ana Catarina Mendes

Fonte: Multinews, em 18/11/2021

Com o retorno dos voos para Lisboa, é bom que se atente ao que se passa na terrinha, onde o aumento dos índices de contaminação pela COVID-19 voltaram a preocupar as autoridades sanitárias, apresar de Portugal estar entre os países que mais vacinaram.

Ana Catarina Mendes, líder do Partido Socialista, antecipou  algumas medidas que o governo socialista pode vir a tomar, de forma a travar o crescimento de casos.

“Devemos pensar no regresso ao teletrabalho, nem que seja parcial e em espelho”, para evitar uma nova interrupção da economia, disse em declarações na TVI 24,’ no programa ‘Circulatura do Quadrado’.

Para além disso,  adiantou outras medidas que considera que devem ser tomadas, uma vez que a atual situação “não exclui que tenhamos de avaliar os números com algum cuidado e que tenham de ser tomadas algumas medidas”.

“É preciso reforçar o que já existe: reforçar o uso da máscara em sítios onde há mais aglomerados e sítios fechados”; “o reforço da testagem”; ou até fiscalizar as entradas em Portugal.

Segundo a líder parlamentar, “as entradas nos aeroportos têm mesmo de ser sujeitas a teste ou certificado – até por causa das festas de Natal e fim de ano, altura em que muitos portugueses regressam ao país”.

“Do que temos ouvido dos responsáveis políticos estas medidas parecem evidentes, o que não dispensa de ouvir os especialistas e que possam daí resultar mais medidas”, afirmou sublinhando também a importância da aceleração da vacinação.

No entanto, no que diz respeito a medidas de confinamento de não vacinados, como está a ser aplicado na Áustria, Ana Catarina Mendes considera que “ainda não estamos nessa fase e estamos com um índice de vacinação assinalável”.

Questionada sobre um regresso ao estado de emergência, a socialista espera que não seja necessário. “Esse cenário foi afastado pelo Presidente”, disse. “Acho muito difícil que voltemos a um estado de emergência. Não acho expectável, mas ninguém o pode dizer com certeza”.

O governo português anunciou que a partir de amanhã, os testes sorológicos para detecção da Covid,  passam a ser gratuitos.

2FD85472-ED39-4EDF-864F-364470290CE1
Estátua de Fernando Pessoa no Largo do Chiado, Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *