28 de abril de 2024
Coronavírus

ESSES HOMENS IRRITÁVEIS E SUAS MOTOS MARAVILHOSAS

08D6A2D7-7DF0-4AE4-A19E-1426C8E79A52
O Homem Desesperado, Auto-Retrato (1845) – Gustave Courbet

Até que a pandemia seja controlada com vacinas, em  múltiplas doses, chegando a todos os braços dos 7,8 bilhões de passageiros do planeta terra, ainda veremos muitas mudanças no comportamento humano.

Em menos de ano e meio, além da mais temível das doenças infecciosas, surgiram  alterações no psiquismo das pessoas que poderão ser estudadas por um novo ramo do conhecimento, que à falta de batismo, começa a ser conhecido, precocemente, como Psicologia Pós Pandemia.

A pergunta que nunca havia sido respondida com convicção, é renovada nestes tempos de volta do isolamento e continuidade de incertezas.

Existe mesmo TPM masculina?

No universo dos homens, o equivalente à Tensão Pré Menstrual fica difícil de ser comprovado pela falta de periodicidade e ausência do rastro vermelho rutilante.

Para sustentar a ideia de uma andropausa sem as módicas prestações mensais, recorreu-se às alterações hormonais detectáveis, tendo surgido o conceito da DAEM.

Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino.

Em fase mais tardia da vida, com a queda dos níveis do hormônio masculino, alterações físicas e comportamentais são bem caracterizadas.

O elixir da eterna juventude passou a ser prescrito em outras apresentações. Comprimidos, injeções e até sprays nasais.

O jogo hormonal parece não ter limites.

Até mesmo uma porção mulher tem sido indicada para os machos que queiram ficar menos agressivos e mais generosos.

Mais amáveis e de  comportamento social adequado.

Sin perder la ternura, ocitocina neles!

As consequências da quarentena prolongada, do confinamento e do distanciamento do convívio social, mostraram que entre o acabrunhado e o poderoso confiante no próprio taco, há muito mais do que glândulas improdutivas.

Um homem diferente, já aparecia, sem rótulos, nas redes sociais.

Irritado, agressivo, apático, desanimado, insone, emotivo.

Com o aquilo roxo transbordando de tudo e por nada.

A mudança abrupta no relacionamento interpessoal e a convivência  mais forçada com o núcleo familiar, desenharam com nitidez, os sinais que reunidos, formam um conjunto único, facilmente identificável.

O que se atribuía ao envelhecimento e à diminuição de produção das glândulas,  foi também observado em jovens.

A Síndrome do Homem Irritável (SHI) não deixará de ser aceita como entidade fora do padrão da normalidade, tantas foram as observações em situações semelhantes, em  diferentes países.

Está aberto um vasto campo para pesquisar como o problema deve ser enfrentado, antes que se agrave e fuja do controle.

Sem a dispensa das soluções endócrinas, tudo passa pelo equilíbrio Yin-Yang.

E pela compreensão das queridas rainhas dos lares que não é da natureza masculina suportar a sobrecarga de tarefas a que de repente foram submetidos, com pouca experiência anterior.

Que a depender do cromossomo Y, a louça nunca perderá um restinho de gordura nem os móveis, a poeira que contrasta tanto  com os delicados e vigilantes dedos, de unhas pintadas de carmim.

Se não houver a compreensão que a ração de cerveja, liberada  somente aos sábados, não substitui as rodadas e as tantas saideiras em misóginas companhias, e que já é tempo de flexibilizar as saídas de casa, o problema dificilmente será solucionado.

Dizem que Dona Michelle aderiu ao método leniente e já nota como o maridão, em casa, mais manso,  parece outro, depois de liberado  para passeios com a turma da motocicleta.

FA861C7E-3666-463D-AE1D-156C46F62B56 O Homem Ferido (1845) – Gustave Courbet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *