3 de maio de 2024
Eleições

Estados Unidos têm as primeiras governadoras lésbicas da história

 

A eleição de mulheres assumidamente lésbicas para governadoras nos Estados Unidos, ganha espaços na mídia e traz uma incrível constatação: são os primeiros casos registrados numa sociedade tão progressista quanto conservadora.

No Brasil o único candidato que se declarou gay, o ex-governador Eduardo Leite,  venceu a disputadíssima eleição para o governo do Rio Grande do Sul.

Tina Kotek, em um comício no mês passado em Portland, Oregon. Ela fez campanha como protetora dos valores liberais do estado. Foto: Mathieu Lewis-Rolland/Getty Images

Tina Kotek, uma progressista, será a próxima governadora do Oregon

Reid J. Epstein para o The New York Times, em 10/11/2022

Tina Kotek, uma democrata progressista que enfrentou dois adversários bem financiados, foi eleita para liderar o Oregon, segundo a Associated Press.

Ela também será uma das duas primeiras governadoras abertamente lésbicas do país.

A vitória de Kotek, declarada na quinta-feira, fará dela e de Maura Healey, a procuradora-geral que venceu a corrida para governador de Massachusetts esta semana, as primeiras governadoras abertamente lésbicas da história americana.

Os eleitores elegeram anteriormente um homem gay como governador (Jared Polis, do Colorado, que foi reeleito na terça-feira) e uma mulher bissexual (Kate Brown, do Oregon), ambos também democratas.

Com uma reputação no governo estadual como uma operadora política agressiva, Kotek, 56, é conhecida por torcer os braços às convenções  democratas para alcançar seus objetivos políticos e, segundo os detratores, ocasionalmente quebrando promessas ao longo do caminho.

Ela fez campanha como uma protetora dos valores liberais do Oregon, argumentando que qualquer um de seus oponentes ameaçaria o status do estado como um paraíso para os direitos ao aborto e proteção ambiental, ao mesmo tempo em que dizia que ela sozinha poderia resolver uma crise de falta de moradia em um ano em Portland, a maior cidade do estado.

Um eleitorado furioso com a falta de moradia e o crime em Portland abriram as portas para a desafiante independente de Kotek, Johnson, uma democrata centrista de longa data e legisladora estadual. 

Impulsionada por milhões de dólares de um punhado de executivos, incluindo Phil Knight, o bilionário cofundador da gigante de calçados Nike, Johnson conquistou um apelo entre os eleitores que queriam mudar a abordagem do estado em relação aos sem-teto, mas permaneceu  preocupado em votar em um republicano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *