7 de maio de 2024
Coronavírus

Ex-membro do Comitê Científico reage ao Decreto de Fátima Bezerra: “é uma catástrofe”

Ninguém queira estar na pele da Governadora Fátima Bezerra (PT) neste grave momento de pandemia do Coronavirus que atravessa o Brasil e o Rio Grande do Norte.

Hoje, a noticia sobre o novo Decreto a ser cumprido na próximas segunda-feira, reações de parte a parte com enorme insatisfação entre a turma da ciência e da economia.

Difícil entender que Fátima buscou um equilíbrio, se é que é possível, entre vidas que aguardam leitos críticos para serem tratados e pessoas que precisam voltar ao mercado de trabalho para sobreviver.

Agora há pouco, o professor José Dias do Nascimento, pesquisador da UFRN em Harvard e ex- integrante do Comitê Científico do RN no início da pandemia, criticou as medias anunciadas:

Registro aqui como feito em outros fóruns. Este decreto é uma catástrofe. Totalmente ao Contrário do que foi decidido no comitê científico da SESA-RN. Existir uma fila de UTI COVID-19 no RN que já é “de per si” uma aberração. A morte não espera fila. Vamos em frente.
DO TL Neste momento são 51 pessoas, aguardando por um leito crítico no RN. É aquele momento que a gente torce para Ciência estar errada.

2 thoughts on “Ex-membro do Comitê Científico reage ao Decreto de Fátima Bezerra: “é uma catástrofe”

  • observanatal

    Jornalista, infelizmente não é uma questão de torcida, é de lógica. A tendência de queda seria confirmada em mais uma semana ou duas, reforçando o esforço também da população.

    Nós não tivemos lockdown. Não temos. As fiscalizações até foram afrouxadas nessa última semana.

    Acho os comitês uma desculpa política para medidas impopulares. Nunca foram ouvidos pensando em ciência, mas pensando em quem culpar quando a política falha na decisão. Somente.

    Agora que o Governo Federal está garantindo consistência na entrega das vacinas, crescendo gradativamente, que as prefeituras acelerem na vacinação. Compensem os envolvidos nas equipes de vacinação, seja com gratificação especial, seja com dias extras de descanso mais para frente. O importante é quebrar a transmissibilidade e aumentar resposta imune da população.

    Resposta
  • joao alfredo da silva

    a gente ler as noticia são todas muito lindas só que eu procuro essa quantidade de vacina estou encontrando uma vergonha nacional .o que esta acontecendo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *