28 de abril de 2024
Gente que é notícia

Ex-presidente Nicolas Sarkozy é condenado e terá que usar tornozeleira eletrônica

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, 68 anos,  perdeu seu recurso contra uma condenação de 2021 por corrupção e tráfico de influência no Tribunal de Apelações de Paris nesta quarta-feira, 17.

O tribunal de apelações manteve a sentença de três anos de prisão. No entanto, de acordo com a decisão inicial, dois desses anos foram suspensos e Sarkozy usaria uma tornozeleira eletrônica em vez de ir para a prisão pelo ano restante.

A advogada do ex-presidente disse que ele não cometeu nenhum delito e descreveu a decisão como “estupefaciente”.

Um tribunal inferior em 2021 considerou Sarkozy culpado de tentar subornar um juiz após deixar o cargo e de vender influência em troca de informações confidenciais sobre uma investigação sobre as finanças de sua campanha de 2007.

ESCUTAS TELEFÔNICAS

Conhecido na França como o “caso das escutas telefônicas”, ele está indiretamente ligado a uma suspeita de financiamento ilegal de campanha antes das eleições de 2007.

Foi descoberto que Sarkozy conspirou para garantir um excelente emprego em Mônaco para um juiz, Gilbert Azibert, em troca de informações privilegiadas sobre uma investigação sobre alegações de que ele havia aceitado pagamentos ilegais da herdeira da L’Oreal, Liliane Bettencourt – outro episódio decorrente de sua decisão de 2007 finanças da campanha presidencial.

O único outro presidente durante a Quinta República da França, de 64 anos, a ser condenado por um tribunal foi o antecessor conservador de Sarkozy, o falecido Jacques Chirac, considerado culpado de corrupção em 2011.

Fonte; CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *