6 de maio de 2024
Nota

Fala de Bolsonaro na Paulista será usada pela PF como evidência de minuta do golpe

“Agora, o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenham santa paciência. Golpe usando a Constituição”, disse o ex–presidente no único momento do discurso de mais de 20 minutos em que se propôs a explicar as acusações da PF contra ele.

“Deixo claro que estado de sítio começa com o presidente da República convocando os conselhos da República e da Defesa. Isso foi feito? Não.

Apesar de não ser golpe o estado de sítio, não foi convocado ninguém dos conselhos da República e da Defesa para se tramar ou para se botar no papel a proposta do decreto do estado de sítio.

O trecho do discurso (comedido) do ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista pode ser usado contra ele, segundo apuração da jornalista Malu Gaspar, de O Globo.

É que para policiais federais envolvidos na apuração do caso– alguns dos quais inclusive acompanharam de perto a fala do ex-presidente –, embora tivesse a intenção de sustentar que não houve tentativa de golpe, ele admitiu que havia uma minuta. Esses investigadores anteciparam  que a transcrição da fala será incluída no inquérito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *