3 de maio de 2024
Comportamento

Fim da pandemia ajudou a diminuir divórcios no Brasil e RN tem menor índice em 2022

Entre janeiro e novembro de 2022, o Brasil registrou 68.703 de divórcios em cartórios.

O número representa uma queda de 10% nos casamentos dissolvidos em comparação com o mesmo período de 2021, quando houve 76.671 de divórcios.

Os números são da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados, base de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil e que reúne as informações dos 8.354 Cartórios de Notas do país.

FIM DO ISOLAMENTO AJUDOU A CASAIS 

Segundo os cartórios, a queda dos divórcios está ligada ao fim do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 e o retorno às atividades presenciais.

Foi durante a crise sanitária que o Brasil teve um recorde de casamentos encerrados. Neste ano, os cerca de 69 mil divórcios representam o menor número a partir de 2018, quando até novembro 69.458 casamentos acabaram.

As menores taxas foram registradas em janeiro, julho, outubro e novembro de 2022.

Os estados que tiveram as maiores quedas do ano foram Rio Grande do Norte (24,9%), Acre (22,6%), Ceará (18,2%), Rondônia (15,7%) e Tocantins e Maranhão (15,6% cada um).

A pandemia foi vista por especialistas como um momento em que casais -isolados e obrigados a ficar mais tempo na presença do outro- conseguiram perceber problemas em suas relações.

Além disso, o período de apreensão e incerteza gerou tensões que podem ter resultado em brigas mais frequentes.

Fonte: Estado de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *