Futuro do Porto de Natal vai de R$ 80 milhões até R$ 8 bi
Futuro do Porto de Natal vai
de R$ 80 milhões até R$ 8 bi
Roda Viva – Tribuna do Norte – 18/10/22
O futuro do Porto de Natal está numa conta: R$ 80 milhões ou R$ 8 bilhões. Isso foi o que ficou claro na reunião realizada na manhã de terça-feira, pela Codern, reunindo vários segmentos interessados no seu funcionamento.
R$ 80 milhões é o custo estimado das defensas da Ponte Newton Navarro (era 25 milhões, há quinze anos, quando a ponte foi inaugurada).
E R$ 80 bilhões é o custo estimado do projeto total do Super Porto em Natal, cujo projeto também foi discutido.
Mas, sem as defesas (como Roda Viva antecipou domingo passado), a principal operadora do Porto, a CMA-CGN, anuncia o encerramento de suas operações em Natal, onde o porto só funciona até às 17.20, o que significa um aumento de US$ 40 mil, que é uma diária de navio, pela falta das defensas de proteção as colunas da ponte, aumentando a permanência do navio parado. A CODERN estuda a volta de uma situação de 30 anos, usar navios fruteiros, sem pallets, quando começou a exportar frutas, como fez o pioneiro Peter Dakoviski.