5 de maio de 2024
Recorte de Jornal

Governo Federal só envia 11% dos kits prometidos a Estados

unnamed-1  

A Governadora Fátima Bezerra subiu o tom de crítica ao Ministério da Saúde e ao Governo Bolsonaro na tarde de quarta-feira (ontem) durante a reunião de Governadores do Nordeste.

Reclamou a falta de kits, de EPIs e de testes no combate ao Coronavirus. Parecia até narrativa de adversário político. Hoje, números divulgados pelo Estado de São Paulo; o Governo Federal só entregou 11% dos kids prometidos para o combate ao Covid-19. Ou seja, o débito é era. O Ministério da Saúde só entregou 340 kits de instalação de leitos de UTI aos Estados de um total de 3 mil prometidos.

A pasta ainda corre atrás de empresa para fornecer 2 mil destes kits. O número enviado até agora é inferior ou próximo ao de leitos extras instalados por alguns Estados. O Paraná, por exemplo, tem cerca de 530 contratados. Já o Maranhão instalou 230 específicos para covid-19.

Em 15 de março, o governo federal prometeu entregar a primeira leva de leitos. Eram 540 para reserva técnica. Desses, ainda não chegaram 200 aos Estados. As unidades que seriam usadas para reserva tornaram-se essenciais em algumas regiões. Mesmo sem conseguir vencer a primeira entrega, o governo federal aumentou a meta para 3 mil, no fim de março. O ministério não dá prazo para entrega de todos os leitos. O ex-secretário executivo da pasta, João Gabbardo, já afirmou que os produtos podem ser entregues em até uma semana aos Estados após a empresa contratada entregá-los ao governo federal.

Os pacotes para montagem dos leitos têm cama, monitor de sinais vitais, respirador, entre outros insumos. Estes equipamentos serão enviados aos Estados, que montam leitos em locais já definidos.

One thought on “Governo Federal só envia 11% dos kits prometidos a Estados

  • observanatal

    Enquanto isso, ficam esperando sem apontar soluções ou correr atrás?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *