2 de maio de 2024
Coronavírus

Grande ensaio clínico para estudar tratamento precoce da COVID-19

5BB5066F-D046-4980-8983-30B4F9CBCAB9

Fonte: NIH, 21/04/2021

O National Institutes of Health financiará um grande ensaio clínico de fase 3, randomizado e controlado por placebo para testar vários medicamentos prescritos e sem prescrição, usados no tratamento  dos sintomas iniciais da COVID-19.

O estudo tem como objetivo fornecer opções de tratamento baseadas em evidências para a maioria dos pacientes adultos com COVID-19 que apresentam sintomas leves a moderados e não estão doentes o suficiente para serem hospitalizados.

O NIH fornecerá um investimento inicial de 155 milhões de dólares em financiamento para o teste.

Embora estejamos fazendo um bom trabalho no tratamento de pacientes hospitalizados com doenças graves, não temos atualmente um medicamento aprovado que possa ser autoadministrado para aliviar os sintomas de pessoas que sofrem de doenças leves em casa e reduzir a chance de precisar de hospitalização ”, disse o diretor do NIH, Francis S. Collins, MD, Ph.D.

Será avaliado  se certos medicamentos promissores em pequenos ensaios podem passar pelo rigor de um ensaio maior.”

Vários medicamentos são atualmente recomendados para o tratamento de pacientes hospitalizados com COVID-19 moderado a grave, incluindo o antiviral remdesivir, o antiinflamatório baricitinibe e os corticosteroides.

Além disso, o US Food and Drug Administration autorizou o uso emergencial de anticorpos monoclonais intravenosos em pacientes não hospitalizados com COVID-19 leve a moderado que apresentam alto risco de doença grave.

No entanto, medicamentos que podem ser auto-administrados, em casa, para reduzir os sintomas de COVID-19 são extremamente necessários.

O protocolo explorará um pool de até sete medicamentos aprovados pelo FDA para outras condições – uma abordagem chamada reaproveitamento de medicamentos – e testará sua segurança e eficácia no tratamento de COVID-19 leve a moderado.

Como os medicamentos em consideração já foram testados em humanos, o reaproveitamento pode fornecer opções de tratamento COVID-19 mais cedo.

Os medicamentos serão administrados por via oral ou por inalador e serão fáceis para os participantes tomarem em casa.

TL Comenta:

Os nomes dos  medicamentos a serem testados não foram revelados.

Especula-se que o estudo inclua  antiparasitários de ampla prescrição por muitos médicos e desacreditados por tantos outros, por falta de comprovação científica.

Em um tweet de 26 de abril de 2021, o senador norte-americano Ron Johnson (Republicano, Wisconsin) pergunta por que demorou tanto – mais de um ano – para o NIH e o Dr. Anthony Fauci estudarem os tratamentos precoces com medicamentos existentes para COVID.

Enquanto esperavam, mais de 570.000 vidas foram perdidas, disse o senador.

Os gestores brasileiros que adquiriram estas drogas,  se condenados pela CPI do Senado, poderão depois,  usar o mesmo argumento da parcialidade que devolveu os direitos políticos ao ex-presidente Lula?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *