8 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Herança antiga: RN tem obras paralisadas desde os Governos do PT

Com a artilharia centrada na gestão Bolsonaro desde que recebeu do Tribunal de Contas da União (TCU) a lista com 8.674 obras paralisadas no país, o governo Lula precisará lidar com um cenário incômodo: desses projetos atualmente parados ou inacabados, 223 foram iniciados ainda nos dois primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2010. Outras 1.100 obras remetem aos governos da também petista Dilma Rousseff.

E não se tratam de empreendimentos complexos, como hidrelétricas ou ferrovias, cujos prazos de execução podem superar uma década.

NO RN, A ADUTORA DE MOSSORÓ NÃO FOI CONCLUÍDA 

Em janeiro de 2010, por exemplo, o governo do Rio Grande do Norte e o Executivo federal assinaram um convênio de R$ 74 milhões para a construção de uma adutora de água tratada em Mossoró.

Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) à época da contratação, a previsão inicial de término da obra era de 18 meses. Porém, mais de uma década depois, a adutora ainda não foi concluída.

De acordo com o governo estadual, a obra esteve paralisada para adequações e agora está novamente em processo de licitação. A divulgação da empresa vencedora deverá ocorrer em 14 de março após ajustes ao projeto. A previsão de conclusão, agora, é o segundo semestre de 2024.

“O ano de 2020 foi marcado por uma baixa produção nas indústrias de conexão de ferro fundido. As altas sucessivas nos preços dos insumos durante a pandemia, notadamente nos anos de 2021 e 2022, contribuíram para elevado risco de as empresas ofertarem uma proposta e não cumprirem, fazendo com que elas desistissem”, afirmou o governo do Rio Grande do Norte.

Entre os motivos apontados para o não encerramento das obras iniciadas nas gestões petistas, três se destacam: mais da metade (733) foi interrompida por “dificuldade técnica do tomador”, que são os estados e municípios. Outras 200 foram paralisadas por decisão do gestor público, e 164 por causa de dificuldades técnicas ou financeiras da empresa. Ou seja, os problemas não são de projeto ou licenciamento, mas de gestão, recursos, órgãos conveniados e de licitação.

DRENAGEM DA ARENA DO ENTORNO DA ARENA DAS DUNAS 

Em meio às centenas de obras, há algumas que deveriam ter sido entregues há quase dez anos.

Com um investimento previsto de R$ 143 milhões, o túnel de drenagem da Arena das Dunas fazia parte do projeto da Copa do Mundo de 2014.

ORDEM É CONCLUIR 

Na quarta-feira passada, Lula, em reunião com seu conselho político, já delineou que a retomada de obras será uma das prioridades do início do seu terceiro mandato.

O governo aposta que isso pode ser um dos fatores para o reaquecimento da economia. O presidente afirmou que a partir desta semana vai se reunir com ministros, sobretudo os ligados às áreas de infraestrutura, para anunciar ações e recomeçar obras.

Fonte: O Globo 

One thought on “Herança antiga: RN tem obras paralisadas desde os Governos do PT

  • PedroArtur

    Pergunta que sempre faço e nunca recebi resposta : qiando vao concluir o vale tranporte, sera que ainda vou ver essa obra concluida, todo governo que entra fala que vai concluir e nada , esse atual ja concluiu o primeiro mandato e nada , meu Deus quanta falta de respeito ao POVO de Natal e Grande Natal.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *