28 de abril de 2024
Nota

Igualdade: Natal é a capital com maior número de mulheres no comando de Secretarias

Mulheres chefiam só um quarto das secretarias municipais em 26 capitais brasileiras.

Apenas em uma cidade, Natal (RN), elas ocupam pelo menos 50% dos cargos.

Na piauiense Teresina, há somente uma mulher nesse posto.

O município com maior participação de mulheres em secretarias é Natal, com 55,6.

Sob gestão de Álvaro Costa Dias (Republicanos) a matéria da Folha de São Paulo ainda não incluiu a mudança na pasta da Saúde com a nomeação de Rayane Araújo na tarde de terça-feira.

A Folha fez um levantamento no alto escalão das gestões municipais por meio de dados públicos e checagem com as próprias prefeituras.

Os dados, coletados de 26 de fevereiro a 7 de março, consideraram os titulares de pastas da administração direta (ligadas ao chefe do Executivo) com nomenclatura de secretaria, além de secretarias-executivas, do segundo escalão.

Do total, os homens predominam, com 72,4%. As mulheres estão no comando em 27,5% das pastas. Em 6 das 26 capitais, o número de secretários ultrapassa os 80%.

MAIS DESIGUAL

A Prefeitura de Teresina apresenta o quadro mais desigual: das 17 pastas, 16 são comandadas por homens. A única secretária, Karla Berger Marinho, está à frente da Política Pública para as Mulheres.

Ao serem questionadas a respeito da composição do secretariado, as prefeituras de São Paulo, Curitiba e Florianópolis citaram autarquias e cargos de chefia da administração indireta nas quais há mulheres à frente.

Fonte: Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *