17 de maio de 2024
Nota

Inteligência natural: Foto da eclipse com Ítalo Ferreira foi pensada e planejada há 5 anos

Foto mais comentada e repercutida nas redes sociais

A ideia de fotografar o eclipse solar anular partiu do fotógrafo Marcelo Maragni, que há mais de cinco anos, ficou sabendo que o fenômeno aconteceria no Brasil.

Maragni, falou ao F5 da Folha de São Paulo,  sobre o planejamento, que começou cinco anos atrás, e a execução, que exigiu cálculos de inclinação e distância.

Restava saber quem seria fotografado em frente ao eclipse.

Foi quando, ao analisar o mapa do fênomeno, Marcelo viu que Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, seria o último local em que o eclipse poderia ser visto em terra.

Em 2023, então, ele fez um convite a um famoso brasileiro nascido na cidade potiguar: o campeão olímpico de surfe Italo Ferreira.

“Eu pensei: poxa, tem tudo a ver, é ele que tem que sair nessa foto. O círculo dourado, o cara é medalhista de ouro olímpico”, relata o fotógrafo. Ele diz ainda que, ao “viajar um pouco” na imaginação, a foto remete também a um dos anéis olímpicos, o amarelo.

BAÍA FORMOSA; LOCAL E CONDIÇÕES IDEAIS 

O primeiro passo foi encontrar um mapa interativo do eclipse, com imagens de satélite, para entender onde ele começaria, por onde passaria e onde iria terminar.

Foi a partir desse mapa que ele identificou Baía Formosa como o local em que o eclipse poderia ser visto em ampla magnitude, por inteiro, com o círculo completo.

“Foi uma lente de 600 milímetros, com duplicador. Então, ela virou uma lente de 1.200 milímetros, ou seja, com uma potência de 1,2 metro de lente”, conta ele. Com uma lente assim, Ferreira não podia estar muito perto do fotógrafo.

O relevo escolhido era composto por duas encostas.

Foram mais de cem fotos tiradas em poucos segundos.

“Eu consegui fazer várias fotos diferentes. Mas a mais especial é realmente quando formou o anel. Que é uma coisa super rara, e o mais bonito, o mais interessante.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *