8 de maio de 2024
Nota

Liga Contra com o Câncer do RN inova com patente para facilitar vida de paciente com sonda

Foram seis meses de pesquisa entre a ideia e o protótipo, assegura o médico Francisco Irochima, gerente do Escritório de Inovação da Liga Contra o Câncer para o primeiro depósito de patente de um produto desenvolvido no Instituto.

Idealizado a partir da observação da farmacêutica da Liga, Verônica Azevedo, o dispositivo para dissolução de comprimidos é um marco histórico para a instituição e foi criado com o objetivo de solucionar a dificuldade para administração segura de comprimidos para pacientes com sonda nasoenteral.

Os dispositivos promovem a dissolução do comprimido para que possa ser administrado de forma alternativa.

O medicamento é colocado em uma câmara que, após ser conectada hermeticamente à uma seringa com diluente, promove a dissolução do comprimido por meio de movimentos de vai e vem do êmbolo da seringa.

Também foi desenvolvido um obturador para ser utilizado da mesma forma, porém com o comprimido inserido dentro da seringa. Dessa forma, não há risco de vazamento, contaminação ou exposição do profissional que manipula a preparação de medicamentos potencialmente tóxicos.

Após o depósito do pedido de patente, o processo segue os trâmites até o exame técnico e a concessão. Vencidas essas etapas e com a parceria de uma indústria que obedeça a todas as normativas, o produto poderá ser licenciado para comercialização e uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *