6 de maio de 2024
Luto

Luto: Arnaldo Jabor morre de complicações de AVC

jabor-1097x509

Morreu o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, aos 81 anos, na madrugada desta terça-feira (15/2).

Ele estava internado desde o dia 17 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Diretor do Cinema Novo, o cineasta inaugurou a linha do “cinema verdade” de Jean Rouch, aproximando a câmera das pessoas nas ruas e dando destaque às contradições da classe média, da qual o próprio fazia parte.

Seu primeiro filme foi A Opinião Pública, de 1967, um marco no documentário brasileiro moderno. Ele coletou depoimentos de personagens como estudantes, donas de casa e aposentados, e mostrou a classe média carioca após o golpe militar de 1964.

Jabor se tornou mais conhecido por seus comentários nos telejornais da TV Globo desde os anos 1990. Mas sua primeira vocação foi como cineasta, formado, durante a década de 1960, sob o ambiente do cinema novo —que buscava levar a realidade do Brasil para as telonas.

Jabor também ficou imortalizado com a música “Amor & Sexo”cantada por Rita Lee, que depois se torna capítulo do seu livro Amor é prosa, sexo é poesia.

 

One thought on “Luto: Arnaldo Jabor morre de complicações de AVC

  • Maria das Graças de Menezes Venâncio

    Vai fazer falta. Um homem inteligente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *