4 de maio de 2024
Comportamento

Maconha fora da pauta, só no Brasil

Hoje, o Presidente Joe Biden deu um importante passo em direção à descriminalização da maconha.

O perdão presidencial aos condenados por porte da cannabis beneficia todos os condenados por crimes federais, mas o presidente norte-americano anunciou que vai tentar convencer os governadores a fazerem o mesmo com os crimes estaduais.

No Brasil, onde a pauta dos costumes só entrou na discussão política até a fronteira da religiosidade dos concorrentes, vetadas as aceitações da Maçonaria e religiões de origem africana, o único candidato que tratou do assunto, ficou no meio do caminho.

Marcelo Freixo, candidato ao governo do Rio de Janeiro, ao contrário do previsto pelos institutos de pesquisas, foi derrotado no primeiro turno.

 

Manifestantes do lado de fora da Casa Branca em 2016. Foto: Jose Luis Magana/Associated Press

Biden perdoa milhares de pessoas condenadas por posse de maconha sob lei federal

Por Michael D. Shear para o The New Uork Times em 6 de outubro de 2022

WASHINGTON – O presidente Biden perdoou nesta quinta-feira todas as pessoas condenadas por porte de maconha sob a lei federal e disse que seu governo revisaria se a maconha ainda deveria ser uma droga da Lista 1 como heroína e LSD, dizendo que “não faz sentido”.

Os indultos vão inocentar cerca de 6.500 pessoas que foram condenadas por acusações federais de porte simples de maconha de 1992 a 2021 e milhares mais que foram condenadas por porte no Distrito de Columbia, disseram autoridades antes do anúncio do presidente.

Biden pediu aos governadores que sigam seu exemplo para as pessoas condenadas por acusações estaduais de posse simples.

O número de condenações sob as leis estaduais supera amplamente aqueles que foram acusados ​​de violação de leis federais, limitando o alcance geral das ações do presidente na quinta-feira.

Ainda assim, as medidas – que ocorrem cerca de um mês antes das eleições de meio de mandato – representam mudanças marcantes para o governo federal em uma promessa de campanha que Biden fez em 2020.

“Mandar pessoas para a prisão por portar maconha derrubou muitas vidas – por conduta que é legal em muitos estados”, disse Biden no Twitter na quinta-feira.  “Isso é antes de você abordar as claras disparidades raciais em torno de acusação e condenação.  Hoje, começamos a corrigir esses erros.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *