2 de maio de 2024
CULTURA

Marte mais próximo: grupo da UFRN ganha reconhecimento internacional da Mars Society

unnamed

Quem avisa é professor Julio Rezende, do Habitat Marte que desenvolve pesquisa sobre o planeta Marte no Rio Grande do Norte a partir de uma experiência inovadora na cidade de Caiçara do Rio do Vento com simulação de vida semelhante a do planeta.

Agora, o grupo comemora o reconhecimento internacional da Mars Society, organização mundialmente respeitada .

Em vídeo publicado no YouTube, o presidente da Mars Society, professor doutor Robert Zubrin, demonstra apoio à estação de pesquisa norte-riograndense, ao qual classifica como “um fantástico trabalho de atuação”.

“O que nós estamos fazendo com essas estações é aprender sobre como explorar o planeta. Nós construímos o primeiro habitat no Ártico, no norte do Canadá. O segundo foi o Mars Desert Research Station, no deserto americano de Utah, e agora nós temos este, o Habitat Marte, aqui no Brasil e pesquisadores procurando por este programa”, salienta. O vídeo com legendas encontra-se disponível neste link do YouTube.

Zubrin é engenheiro aeroespacial e autor conhecido pelos estudos sobre Marte e por ser figura presente em muitos documentários sobre o espaço.

O Habitat Marte faz parte do Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade da UFRN e funciona desde 2017  em uma área impactada pela mudança climática, pela seca e escassez hídrica.

O projeto potiguar é liderado pelo professor Julio Rezende, do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN e diretor da FAPERN. Ele afirma que o reconhecimento internacional do Habitat Marte, poderá atrair novos apoios para o funcionamento do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *