3 de maio de 2024
Jornalismo

Ministério Público pede a jornalista que indique fonte de video com desfile de veículos doados pela Codevasf a Mossoró

A notícia dada pelo próprio jornalista Bruno Barreto em suas redes sociais chamou atenção de todos,  que tem o mínimo conhecimento da legislação brasileira. 

Jornalista tem garantia constitucional de não revelar a origem de suas informações, ou seja, o sigilo da fonte assegurado pelo art. 5º, inciso XIV, da Constituição de 88.

Mesmo assim,  o Ministério Público do RN (MPRN) –  que está investigando o desfile realizado pelo prefeito Allyson Bezerra (SDD) com veículos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) pelas ruas de Mossoró durante a campanha eleitoral deste ano – quer saber de onde surgiu o video divulgado pelo Blog do Barreto. 

Ora, ora, o desfile foi noticiado pelas redes sociais do próprio prefeito com ampla divulgação, inclusive na imprensa nacional. 

A notificação ao jornalista assinada pela promotora Patricia Antunes Martins pede que ele informe às autoridades em até dez dias “quem gravou o vídeo da carreata”.

O jornalista Bruno Barreto, editor do Blog do Barreto, já declarou que desconhece o autor do video e que mesmo se soubesse não tinha o dever de revelar: 

“Ainda que soubesse quem fez a gravação ou tivesse recebido no privado não revelaria evocando o artigo 5° da constituição que me garante o sigilo da fonte.

Considero irrelevante saber quem gravou o vídeo para as investigações. Mas é bom saber que o caso está sendo apurado”. 

A apuração faz parte de investigação sobre o uso político das entregas do órgão do Governo Federal a Mossoró, segundo maior eleitorado do Rio Grande do Norte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *