5 de maio de 2024
Cultura

Modernismo: Rejane Cardoso e Manoel Onofre “descobrem Erasmo” em live nesta quinta

As lives  vieram para ficar, mesmo depois do fim do isolamento por conta da pandemia do Covid 19. 

 A jornalista e pesquisadora  Rejane Cardoso é um bom exemplo e hoje, às 20 h,  se une ao promotor de Justiça, colecionador de arte e curador, Manoel Onofre Neto para um bate-papo sobre o artista gráfico e modernista Erasmo Xavier.

O encontro será transmitido pelos perfis de Instagram @verboeventos e @manoelonofreneto

PRIMEIRO ARTISTA MODERNISTA NO RN 

O potiguar Erasmo Xavier, nascido em 1904, é considerado o primeiro artista visual modernista do Rio Grande do Norte.

Era ilustrador e cartunista e, entre outras atividades artísticas, fez trabalhos cenográficos para o teatro e carros alegóricos para o Carnaval do Rio de Janeiro.

Erasmo ilustrou as capas de grandes revistas do cenário local e nacional, como Cigarra, O Cruzeiro, Fon-fon, O Malho e Tico-tico. Faleceu aos 24 anos devido à tuberculose, deixando um acervo de obras com valor incalculável, hoje conservadas pela sobrinha Rejane.

LIVES EM SÉRIE

Esta será a primeira de uma série de três lives com tema Descobrindo Erasmo, que vão anteceder o lançamento do livro A Arte Modernista de Erasmo Xavier, de autoria de Rejane Cardoso, sobrinha do cartunista.

LIVRO

O livro será lançado em 17 de novembro, no Solar Bela Vista. A obra é um projeto cultural proposto pela Verbo Eventos via Lei Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal e aprovado em 2021.

O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal – Programa Djalma Maranhão, através da Casa de Saúde São Lucas e Colégio CEI – Romualdo e R. Freire.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *