1 de maio de 2024
Governo

MONEDA REIEIRA

A Grande Tentação (1962) – Antonio Berni – Malba, Museu de Arte Latino- americana, Buenos Aires

Antes que a primeira semana do novo governo terminasse, o ex-poste, promovido a  posto sem bandeira de Lula,  já demonstrou que nada será igual ao que sonhávamos ser um dia.

A sinceridade de ter revelado que tudo que entende de Economia, foi aprendido na cola do colega nerd, em dois meses de curso noturno, começa a ser comprovada.

Em entrevista a uma emissora de TV de ultra-esquerda, pelo YouTube,  discorreu sobre a nova orientação que será dada à Comissão de Valores Mobiliários.

Trocou os bugalhos de uma autarquia que, no modelo republicano, tem  mantido independência que todo fiscal da lei, das normas e da ordem, deve ter.

Socorrido pelos próprios entrevistadores, recebeu a compreensão da mídia tradicional, dos consórcios da imprensa e dos camaradas blogueiros em geral.

Um simples e compreensível engano entre siglas parecidas, deixou no ar uma dúvida: para tomar conta do cofrão de todos nós, não seria  de bom alvitre uma sabatina no Senado de Moro, Mourão e Damares?

Depois de ter, sem esforço algum,  provocado a queda da bolsa, a subida do dólar, desvalorizado meia-dúzia de estatais, e arranjado um DAS pra patroa, sem ter ao menos esquentado a cadeira que vai dividir com Simone Tebet, já engatou outro assunto pra lá de polêmico.

Peso Real.

A moeda única do Mercosul, para começar a circular pela Argentina, Uruguai e Paraguai, como o Brasil é muito maior que os três hermanos juntos, bem que poderia valer primeiro, em um  único dos nossos estados.

Um piloto de boi de piranha.

Por méritos, a Bahia é o lugar ideal para o experimento monetário.

Se não pela posição geográfica, entre Nordeste,  Centro-oeste e Sudeste, foi também o estado que sozinho, garantiu a vitória do presidente, como se a apuração dos votos estivesse  dominada pelos orixás, ou por algum algoritmo venezuelano.

Há de se levar em consideração a diversidade cultural, a malemolência do seu povo e a convivência de longa data com os turistas  portenhos.

Depois, que seja a nossa vez.

Se não der certo, a gente potiguara troca o nome do dinheiro.

Peso reiado.

 

El mundo prometido a Juanito Laguna (1962) – Antonio Berni – Chancelaria Argentina – Buenos Aires

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *