2 de maio de 2024
CoquetelCULTURADestaque

Mostra “Auta para Todos” é aberta no Salão Nobre da ALRN

Na tarde de ontem, 08, às 15h00, aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – ALRN, no Auditório Deputado Cortez Pereira, a solenidade oficial de abertura da Mostra “Auta para Todos”.

Mostra que homenageia a macaibense Auta de Souza, considerada a poetisa mais mística do Brasil, que apesar de falecer aos 24 anos, ainda foi professora e autora de sua obra icônica HORTO, a qual foi relançada, em nova edição, ontem, na ocasião da abertura.

Sob a batuta do Diretor Geral da ALRN, Augusto Carlos Viveiros, representando o então Presidente da Casa Ezequiel Ferreira, a solenidade contou com a presença das sobrinhas-netas de Auta, sendo refletidas em homenagem pela artista plástica Lúcia Zazar.

Também presentes à tarde, escritores, personalidades ligadas à cultura potiguar, jornalistas, historiadores, convidados e funcionários da Instituição.

Segundo Augusto Carlos, um projeto que vai ter continuidade com outros artistas potiguares, que merecem ser lembrados e revividos pela sua relevância cultural. O jornalista Vicente Serejo conduz esses trabalhos, juntamente com o também jornalista Aluísio Lacerda, que dirige o Memorial Legislativo Potiguar.

Os historiadores Carlos Castim e Fábio Fidelis também foram homenageados por serem conhecedores e pesquisadores da obra de Auta de Souza. Falaram muito bem-obrigado sobre a vida, história, obras e legados da homenageada.

Culto e voraz leitor, Augusto Carlos Viveiros finalizou as falas recitando o seu poema preferido de Auta: “Fio Partido”. Foi aplaudido.

Por fim, com a ajuda da tecnologia e inteligência artificial, Auta ganhou vida e voz, sob a locução de Cintia Costa, convidando a todos os presentes para o lançamento da nova edição de Horto, seguido de coquetel, estes no Salão Nobre Deputado Iberê Ferreira de Souza.

A mostra conta com um quadro-retrato de Auta pintado pela sua sobrinha Lúcia Zazar, com uma escultura em cerâmica de Dinho de Zezinho de Tracunhaém/PE, com pratos, objetos pessoais e diversos livros originais da poetisa.

Uma ocasião simpaticíssima que contou com presença elegante da querida Dagraça Viveiros.

A ALRN está de parabéns pela iniciativa que tão valoriza e evidencia a relevância dos nossos artistas potiguares.

A seguir, fotos by me, by Bebeto Torres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *