3 de maio de 2024
Opinião

MUDAR A EDUCAÇÃO FAZ QUEM DESEJA A MUDANÇA

 

Roda Viva – Tribuna do Norte – 27/09/23

Ao mesmo tempo em que os jornais do Rio Grande do Norte publicavam a manchete: – “RN É O PIOR ESTADO DO BRASIL EM POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO,” e a complementação: “Dentre os 26 Estados e o Distrito Federal, os números do RN apontam para o cenário mais negativo neste nível de educação.” Destaque: – os dois casos aconteceram quando o Governo do Rio Grande do Norte tem na sua chefia um profissional de educação. Professores, muitos ocuparam o posto. Mas é preciso estabelecer uma diferença entre “profissional de educação” e “professor”.

Neste mesmo tempo, o resto do Brasil publicava duas vezes uma outra manchete: Sobral, no Ceará, entre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, classificou-se em primeiro lugar no ranking do melhor ensino do Brasil.

Entre a cidade de Sobral e o Estado vizinho, existe uma distância de menos de 200 quilômetros. A cidade cearense conquistou a nota 8,0 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, entre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking.

FORÇA DE CADA UM

Os dados, divulgados na sexta-feira 16/09, pelo Ministério da Educação, mostram a realidade de mais de 5 mil redes públicas municipais de ensino. “O tamanho de uma rede de ensino é proporcional ao seu nível de complexidade e das questões a serem resolvidas e acompanhadas. Quando analisamos o resultado do Ideb levando em consideração este quesito, identificamos Sobral na primeira colocação ao lado de municípios do sudeste e do sul do país com renda per capta superior à de Sobral e maior capacidade de investimentos”, explicou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Tais dados são obtidos com base na proficiência dos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. “Continuamos trabalhando para um aprimoramento constante da qualidade da educação pública do município não somente do ponto de vista cognitivo, aferido em avaliações nacionais e estaduais, mas também desenvolvendo as competências socioemocionais nos nossos estudantes”, pontuou o secretário.

De nossa parte, a insistência no tema tem um único propósito: provocar o nosso Rio Grande do Norte a esboçar alguma reação, diante de um resultado oficial adverso, o que não aconteceu diante de dois resultados sucessivos, que exigem providências imediatas e uma campanha de união de todas as forças do RN para mudar a situação.

AÇÃO DAS REDES

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação, mostram a realidade de mais de 5 mil redes públicas municipais de ensino. “O tamanho de uma rede de ensino é proporcional ao seu nível de complexidade e das questões a serem resolvidas e acompanhadas. Quando analisamos o resultado do Ideb levando em consideração este quesito, identificamos Sobral na primeira colocação ao lado de municípios do sudeste e do sul do país com renda per capta superior à de Sobral e maior capacidade de investimentos”, explicou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Tais dados são obtidos com base na proficiência dos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. “Continuamos trabalhando para um aprimoramento constante da qualidade da educação pública do município não somente do ponto de vista cognitivo, aferido em avaliações nacionais e estaduais, mas também desenvolvendo as competências socioemocionais nos nossos estudantes”, pontuou o secretário.

Não havendo uma Copa do Mundo do Ensino, não há razão de estimular esse clima de confronto. Porém o acompanhamento de um programa da abrangência do ensino, prenúncio do futuro de um Estado.

CONHECER PARA MUDAR

Esse cenário aqui apresentado não pode se eternizar: “O Rio Grande do Norte é o pior estado do Brasil em termos de política de alfabetização.” Segundo dados do MEC, vale repetir: –  dos 167 municípios, apenas 14 apresentam uma política própria de alfabetização. Além disso o RN é uma das 10 unidades federativas do país que não implementaram uma política independente.”

Alguma coisa precisa ser feita. O ideal é a definição de uma política de governo. Mas quem não é governo, diante de uma situação de emergência não pode continuar omisso. Mesmo quem não tem maior compromisso profissional com o ensino não está isento de inúmeras responsabilidades com a educação, que significa compromisso com o futuro do nosso povo. A questão da qualidade do ensino é de todos, seja qual for sua profissão e suas fontes de rendas.

HORA DE MUDAR

É importante notar que as políticas estaduais podem mudar ao longo do tempo com base nas eleições, nas decisões dos legisladores e nas necessidades da comunidade. Portanto, mesmo que a situação política atual de um estado, como o Rio Grande do Norte, não seja a ideal em relação à educação, é possível trabalhar para fazer mudanças positivas. Aqui estão algumas etapas gerais que você pode seguir para começar a influenciar as políticas educacionais em um território.

Siga os dez passos para fazer a educação do RN mudar. É importante notar que as políticas estaduais podem mudar ao longo do tempo com base nas eleições, nas decisões dos legisladores e nas necessidades da comunidade. Portanto, mesmo que a situação política atual de um estado, como o Rio Grande do Norte (RN), não seja a ideal em relação à educação, é possível trabalhar para fazer mudanças positivas. Aqui estão algumas etapas gerais que você pode seguir para começar a influenciar as políticas educacionais em um estado: 1 – Eduque-se sobre o sistema educacional; 2 – Conecte-se com outros defensores da educação; 3 – Participe de reuniões públicas; 4 -Envie cartas e e-mails; 5 – Participe de campanhas e petições; 6 – Voluntarie-se em escolas: 7 – Vote nas eleições: 8 – Defenda políticas específicas; 9 – Converse com outros membros da comunidade; 10 – Mantenha a pressão.

– Só reclamar do governo é pouco. Mas, já é um começo…

 

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