28 de abril de 2024
EducaçãoMedicina

MUITO MAIS MÉDICOS

O jovem aprendiz (1919) – Amedeo Modigliani- Museu Orangerie, Paris


Houve um tempo em que se pensava que os problemas da saúde estariam resolvidos com médicos.

Multiplicaram escolas e cursos, importaram simulacros, e o que se vê é um tremendo efeito colateral, que virou outra doença, a bacharelite da medicina.

O remédio de eficácia  comprovada  já existe, mas só para quem contraiu o mal no exterior.

O exame Revalidcontinua ameaçado de extinção pelos mesmos políticos que volta e meia, afrontam a liberdade do exercício liberal da arte de curar.

O exame de ordem,  próximo avanço terapêutico, ainda depende de aprovação dos Conselhos de Medicina e registro  oficial.

O mercado de trabalho apresenta sintomas iniciais que devem servir de alerta para os jovens que buscam o canudo mais disputado, a qualquer preço e onde for mais fácil

Já está ficando na lembrança, o tempo em que não se conheciam médicos desocupados.

Da mesma forma que ocorreu a outras profissões, o excesso de oferta de mão de obra leva à ociosidade, subemprego e aviltamento dos honorários.

Sem falar na febre das práticas heterodoxas, pra não dizer, enganadoras.

Já passa de 300, o número de escolas médicas no Brasil . Mais que o dobro dos Estados Unidos.

O jeitinho brasileiro incluiu na lista das justificadas,  a  interiorização nos grotões do Morumbi.

Um curso (de excelência), no Hospital Albert Einstein, por exemplo.

A litorânea Angra dos Reis foi contemplada com faculdade  acessível aos que possam pagar mensalidade de 12 mil reais e aceitem fazer o sacrifício de estudar no Shopping Città America, na Barra da Tijuca.

Só nos vizinhos do Mercosul, mais de 70 mil macaquitos brasileños frequentam classes para todos os gostos, onde são formados mais médicos que em todas as escolas públicas do país.

A crise econômica na Argentina turbina ainda mais as estatísticas.

Com dispensa de processo seletivo, aulas online e tutoriais mensais de presença não obrigatória, a única obrigação do aluno é pagar as mensalidades em moeda forte: um real está valendo 25 pesos.

O valor cobrado para a formação de esculápios já foi bem maior.

A tabela incluída no juramento de Hipócrates, juras de amor eterno, rachid  de honorários e divisão do patrimônio com os professores.

Além da obrigação de ensinar, sem carteira assinada, gratuitamente, aos seus filhos pela vida toda.

     Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens;

Ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito.”

Doctor Devaraigne (1917) – Amedeo Modigliani – Campus Homewood da Universidade Johns Hopkins, Baltimore

2 thoughts on “MUITO MAIS MÉDICOS

  • Geraldo Batista de Araújo

    Fabricar médicos em grosso e no varejo é brincar com a saúde humana. Alguns médicos feitos nas coxas esão ondo trabalhar no interior totalmente despreparados. Minha filha Karla é médica veterinária da Prefeitura de São Paulo de Potengi. O prefeito solicitou que ela dê uma aula aos médicos humanos sobre Calazar, pois eles alegaram que não conhecem a doença que quando ataca os humanos recebe outro nome.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *