2 de maio de 2024
Imprensa Internacional

Não estresse o ladrão

Não é só o presidente Lula que entende os direitos dos ladrões garantirem um dinheirinho para a cerveja e a picanha do fim-de-semana, roubando telefones celulares.

Em alguns estados norte-americanos, quem furta até 900 dólares numa loja, não deve ser molestado, muito menos, preso.

A última (e quase inacreditável) notícia vem do Canadá.

Um chefe de polícia recomenda que as chaves dos carros devem ser deixadas nas frentes das casas para que os ladrões não causem mais prejuízos ao patrimônio.

O seguinte relatório é do canal City News de Toronto:

“Para evitar a possibilidade de ser atacado em sua casa, deixe seus chaveiros na porta da frente, pois estão invadindo sua casa para roubar seu carro: eles não querem mais nada”, disse o funcionário,

A Polícia de Toronto está sendo fortemente criticada pelo que muitos consideram uma abordagem indiferente à onda de roubos de carros que continua a assolar a área metropolitana da maior cidade canadense.

Em uma reunião de segurança em Etobicoke no mês passado, o comandante  Marco Ricciardi aconselhou os moradores a deixarem seus porta-chaves em uma “bolsa faraday” em local conveniente para ladrões, como forma de diminuir o risco de confrontos violentos.

“Para evitar a possibilidade de ser atacado em sua casa, deixe seus chaveiros na porta da frente, pois eles estão invadindo sua casa para roubar seu carro; eles não querem mais nada”.

“Muitos deles que estão prendendo têm armas e não são armas de brinquedo. São armas de verdade. Elas estão carregadas”.

Esse conselho provocou uma reação irada no X, anteriormente conhecido como Twitter.

“Isso é bizarro”, escreveu um usuário do X. “A Polícia de Toronto aconselha o público a deixar seus chaveiros perto da porta. Eles sugerem isso porque os invasores entram principalmente nas casas para roubar seus carros. Por que não pendurar as chaves do lado de fora da porta? Ou melhor ainda, deixe-os no carro.”

“Isso é uma insanidade fracassada em nível estadual”, acrescentou outro. “Ei, pessoal, vocês se importam em tornar mais fácil para as pessoas roubarem seus carros, para que elas não invadam sua casa? “

As estatísticas mostram que os roubos de carros no Canadá aumentaram quase 25 por cento em 2023 em relação ao ano anterior. Ainda mais angustiante é o fato de a Polícia de Toronto afirmar que as invasões domiciliares e arrombamentos para roubo de automóveis aumentaram 400% em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *