3 de maio de 2024
Economia

Neoenergia lança maior corredor de recarga para carros elétricos do RN a BA

b530b29364dc197ef695fa1cde29db91_XL Do Globo 

A Neoenergia inaugura segundo semestre de 2021, o maior corredor de recarga rápida para carros elétricos do Nordeste, interligando sete capitais.

O projeto prevê a instalação de 18 eletropostos em um corredor verde de 1,1 mil quilômetros ligando Salvador a Natal, passando por Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa.

O corredor do Nordeste é só o início de um novo negócio para a Neoenergia. No futuro, conta o CEO Mario Ruiz-Tagle, o plano é avançar para outras estradas do país, conectando regiões onde a empresa tem redes de distribuição de energia.

O corredor verde será abastecido pelas distribuidoras Celpe (PE), Coelba (BA) e Cosern (RN), que têm 86,8% da energia gerada a partir de fontes renováveis, principalmente hidráulica e eólica.

Empresa do grupo espanhol Iberdrola, uma das maiores geradoras de energia limpa do mundo, a Neoenergia também detém uma distribuidora que abastece o interior de São Paulo e o Mato Grosso do Sul (Elektro) e arrematou ontem, em leilão de privatização, a distribuidora da Companhia Energética de Brasília (CEB), por R$ 2,5 bilhões. (O ágio, de 76,63%, foi considerado elevado por ana- listas, e os papéis caíram 6,2%.)

A rede de eletropostos da Neoenergia é resultado de um investimento de R$ 20,5 milhões e faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o qual as empresas do setor têm de destinar 0,5% da receita.

No negócio de eletropostos, a Neoenergia vai concorrer com a portuguesa EDP, que tem uma rede de seis pontos de recarga entre Rio e São Paulo.

Apesar da falta de incentivos para tornar a frota do país mais limpa, as vendas de automóveis eletrificados cresceram 221% no primeiro semestre, para 7.568.

One thought on “Neoenergia lança maior corredor de recarga para carros elétricos do RN a BA

  • observanatal

    Aí sim, uma boa notícia!
    Quem sabe em 10 anos já teremos carros elétricos acessíveis ao bolso dos mortais.
    Pratinhas não quis envolver as eólicas que iam fazer de Natal a Cidade Luz? Já batendo na madeira por causa das operações do MP.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *