2 de maio de 2024
Direto de Brasília

Ninguém espera cassação de Bolsonaro e Mourão no TSE

x95250244_PA-BRasilia-BSB-13-09-2021-Lancamento-do-Programa-Nacional-de-Apoio-a-Aquisicao-de-Habi.jpg.pagespeed.ic.PBiXKwGxx6

Três anos após as eleições de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral inicia nesta terça-feira, 26, o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

As ações foram movidas pela coligação do petista Fernando Haddad, derrotado no segundo turno por Bolsonaro, e acusam a campanha do presidente de se beneficiar de disparos de mensagens de WhatsApp em massa contra adversários, supostamente bancados por empresários bolsonaristas, como Luciano Hang. Ele nega.

A prática é vedada pela lei eleitoral.

O julgamento será iniciado na sessão desta terça, às 19h, com a leitura do voto do corregedor-geral do TSE, ministro Luiz Felipe Salomão, que deixará o cargo na próxima sexta-feira, 29 — o sucessor será Mauro Campbell, também ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Ninguém aguarda cassação da Chapa.

A defesa do presidente Jair Bolsonaro prevê que o plenário  rejeitará, por ampla maioria.

No Palácio do Planalto, ministros também estão otimistas e calculam que Bolsonaro já teria ao menos quatro votos a seu favor, o que já configura maioria.

A aposta é até de que o próprio corregedor do TSE, Luis Felipe Salomão, dará um voto cheio de “recados” ao presidente, mas ainda assim pela rejeição das ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *