3 de maio de 2024
Pesquisa

Nova pesquisa Ipespe mostra estabilidade e tendência de 2º turno garantido pela 3ª via ; Veja opinião de Lavareda

A 32 dias do primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto.

É o que mostra pesquisa Ipespe, divulgada na manhã desta quarta-feira ,31. O levantamento, encomendado pela XP Investimentos, é o primeiro feito pelo instituto após o início do período de campanha.

Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 26 e 29 de agosto, Lula tem 43% das intenções de voto – oscilação negativa de 1 ponto percentual em relação ao último levantamento, feito em julho. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem os mesmos 35% da pesquisa anterior.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também manteve seus 9% de intenções de voto do último levantamento – desempenho 2 pontos menor do que sua melhor marca, registrada pela última vez em outubro do ano passado.

Já a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 4% para 5%, entrando em situação de empate técnico com Ciro pela primeira vez. O cientista político Felipe D’Avila tem 1% das intenções de voto, mesmo patamar de julho.

OPINIÃO DE ANTÔNIO LAVAREDA 

Pelas redes sociais, o sociólogo e diretor do Ipespe fez algumas considerações sobre os números de hoje,

1. Faltando pouco mais de um mês para eleição, a distância entre os dois líderes na espontânea é de 6 pontos percentuais. Lula mantém 40% e na estimulada oscila de 44% para 43%.

2. Bolsonaro crise na espontânea de 30% para 34%.

SEGUNDO TURNO 

No segundo turno, a dianteira de Lula sobre Bolsonaro diminuiu dois pontos de 17 para 15 pontos.

Sobre Ciro a diferença pró-Lula cai quatro pontos. Ele tem, agora, 51% e Ciro, 31%.

Sobre Tebet, a distância recua os mesmos quatro pontos. Lula perde dois e aparece com 53%, enquanto ela avança dois, para 25%.

APROVAÇÃO DO GOVERNO MELHOROU

A aprovação do Governo Bolsonaro foi de 36% para 39% . Enquanto a desaprovação diminuiu de 59% para 57%.

DIFÍCIL MUDAR O CENÁRIO NO PRIMEIRO TURNO 

Embora dando passos significativos, o ritmo da recuperação dos principais aspectos da imagem do Governo e do candidato, que compõem os fundamentos da sua competitividade, é insuficiente para que se possa imaginar uma ultrapassagem do primeiro colocado.

OPINIÃO/RECADO DE LAVAREDA 

Sempre lembro da nota cautelar de Shakespeare, aconselhando a que “não julguemos impossível o que apenas improvável nos parece”. FALTAM 33 DIAS PARA O PRIMEIRO TURNO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *