3 de maio de 2024
Saúde

Novo estudo diz que Ozempic corta consumo de álcool pela metade

A injeção é indicada para pacientes de diabetes, mas também encanta quer que perder peso com uma ajuda extra.

Agora, mais esta novidade divulgada pelo O Globo ; o remédio também diminui o consumo de bebidas alcoólicas.

Os resultados indicam que isso está relacionado à sensação de recompensa induzida pelo álcool. Na pesquisa, a semaglutida afetou o sistema de recompensa do cérebro em camundongos, para ser mais exato a área do núcleo accumbens do cérebro, que faz parte do sistema límbico. Isso pode explicar por que os ratos reduziram o desejo por álcool

A redução do desejo por álcool não é o único “efeito colateral” inesperado. Pacientes que usam o Ozempic relatam — além da diminuição do consumo de álcool — redução do tabagismo, de comportamentos compulsivos como vício em jogo, roer as unhas ou cutucar a pele.

Os cientistas ponderam que mais estudos são necessários antes de indicar a semaglutida para o controle da dependência de álcool.

“Existem, é claro, diferenças na realização de estudos em animais e humanos, e isso sempre deve ser levado em consideração. No entanto, neste caso, há um estudo anterior em humanos em que uma versão mais antiga dos medicamentos para diabetes que agem sobre o GLP-1 reduzem a ingestão de álcool em indivíduos com sobrepeso e dependentes alcoólicos”, diz Elisabet Jerlhag, professora de farmacologia na Universidade de Gotemburgo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *