2 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Novo estudo dos EUA confirma que Covid -19 não foi criado como “arma biológica”

https___d1e00ek4ebabms.cloudfront.net_production_7eab327f-e7c0-4b69-8475-9ab5380e65ff

Do Poder 360 

O Escritório de Inteligência Nacional e o Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos divulgaram, na 6ª feira (29.out.2021), um relatório referente à origem do novo coronavírus.

Embora os especialistas não tenham chegado a uma conclusão se o vírus nasceu naturalmente ou em laboratório, o estudo afirma que:

“A China não desenvolveu o SARS-CoV-2 como arma biológica.

Continuamos céticos em relação às alegações de que o SARS-CoV-2 era uma arma biológica porque são sustentadas por alegações cientificamente inválidas, seus proponentes não têm acesso direto ao Instituto de Virologia de Wuhan e são suspeitos de espalhar desinformação“, diz o documento das autoridades norte-americanas.

Políticos republicanos dos EUA espalharam a informação de que o coronavírus seria o resultado de um experimento para desenvolver uma arma biológica. A notícia falsa chegou até o Brasil e foi amplamente divulgada.

O relatório é resultado de um pedido do presidente dos EUA, Joe Biden. Em agosto, uma prévia das conclusões da pesquisa já havia sido divulgada.

A versão com 17 páginas publicada na 6ª é o relatório completo e desclassificado, ou seja, que não é mais confidencial. Alguns métodos e descobertas, no entanto, permanecem em sigilo. Eis a íntegra do documento (1 MB).

O relatório mostrou que mostrou que 4 agências da comunidade de inteligência avaliam que o vírus provavelmente passou de animais para humanos naturalmente.

Contudo, um ponto que eles têm “confiança moderada” é o de que a pandemia pode ter sido resultado de um acidente de laboratório, “provavelmente envolvendo experimentação, manipulação de animais ou amostragem” em Wuhan, onde o 1º surto da doença foi registrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *