5 de maio de 2024
Tecnologia

O futuro segundo Harari

Yuval Noah Harari, autor dos megassucessos Sapiens, 21 Lições para o Século 21 e Homo Deus, um dos principais influenciadores  do Fórum Econômico Mundial, afirmou em palestra no TED, nesta última terça-feira, que a “população mundial está repleta de pessoas  inúteis e que a população  deverá passar por um grande corte no futuro, porque muitos  não são mais necessários”.

Por causa do rápido crescimento das tecnologias inteligentes e da força de trabalho em rápida mudança, Harari explica que as pessoas comuns estão preocupadas com a possibilidade de serem ignoradas e deixadas para trás, em uma sociedade dirigida por pessoas inteligentes.

O que ele disse, merece reflexão:

Nós não precisamos da grande maioria da população, e estamos trabalhando para nos livrar de pessoas inúteis, porque o futuro é desenvolver tecnologias cada vez mais sofisticadas, como inteligência artificial e bioengenharia.

Muitas pessoas sentem que estão sendo deixadas para trás e excluídas da história, mesmo que suas condições materiais ainda sejam relativamente boas.

No século 20, o que era comum a todas as histórias – a liberal, a fascista, a comunista – é que os grandes heróis da história eram as pessoas comuns, não necessariamente todas as pessoas, mas se você vivesse, digamos, na União Soviética  na década de 1930, a vida era muito sombria, mas quando você olhava para os cartazes de propaganda nas paredes que mostravam o futuro glorioso, você estava lá.

Você olhava para os cartazes que mostravam metalúrgicos e fazendeiros em poses heróicas, e era óbvio que aquele era o futuro.

Agora, quando as pessoas olham para os pôsteres nas paredes ou ouvem as palestras do TED, elas ouvem muitas dessas grandes ideias e grandes palavras sobre aprendizado de máquina e engenharia genética e blockchain e globalização, e elas não estão lá.

Eles não fazem mais parte da história do futuro.”

Fonte: WinePress

2 thoughts on “O futuro segundo Harari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *