2 de maio de 2024
CULTURAImprensa Nacional

O Globo destaca o apoio de “bastidores” de dois ministros a Álvaro Dias

Do Globo

 Apoiado nos bastidores por dois ministros potiguares do governo Jair Bolsonaro, o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), é favorito na disputa local, com 33% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Ibope.

Dias chegou ao partido em março, com o apoio de Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, que se afastou oficialmente do tucanato pelas divergências nacionais entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria.

A coligação do atual prefeito tem ainda o PSD, legenda de Fábio Faria (Comunicações).

Embora seja próximo dos ministros, Dias não poderá contar com o apoio explícito dos subordinados de Bolsonaro, porque o presidente proibiu que eles participassem ativamente da campanha.

O prefeito lidera com folga, sendo seguido por Kelps Lima (Solidariedade), com 12%; Hermano Morais (PSB), com 6%; Carlos Alberto (PV), com 4%; e Delegado Sergio Leocádio (PSL), com 3%.

Sua candidata a vice é a advogada Aila Cortez, do PDT, partido ao qual Dias pertenceu. Em 2016, Dias foi eleito vice numa chapa com Carlos Eduardo (PDT), que renunciou para tentar ser governador do Rio Grande do Norte, mas foi derrotado na eleição por Fátima Bezerra, do PT. Hoje, em Natal, 40% avaliam que a petista tem uma gestão “ruim/péssima” e 26%, “ótima ou boa”. São índices piores que os de Bolsonaro, com 39% da população avaliando sua gestão como “ótima ou bom” e 37%, como “ruim ou péssima”.

No primeiro levantamento do Ibope para a prefeitura, o candidato petista apoiado por Fátima, o senador Jean Paul Prates, aparece com apenas 2% das intenções de voto. Um revés para a esquerda numa capital importante do Nordeste.

Em maio, Álvaro Dias foi levado por Marinho ao Palácio do Planalto. Lá, agradeceu a Bolsonaro o envio de 40 respiradores para o hospital de campanha montado em Natal para o combate à Covid-19.

No dia 5 de outubro, o prefeito editou decreto proibindo atos de campanha como caminhadas, carreatas e passeatas, com a justificativa de que não poderia haver aglomerações. A juíza eleitoral Hadja Rayanne Holanda de Alencar, entretanto, determinou na sexta-feira a suspensão do decreto.

Adversários comemoraram, por acreditar que havia cerceamento do processo eleitoral.

— Tá restabelecida uma parte da democracia de Natal. Não será a prefeitura que editará decretos para impedir a campanha — disse Kelps Lima.

One thought on “O Globo destaca o apoio de “bastidores” de dois ministros a Álvaro Dias

  • observanatal

    A juíza Hadja Rayanne Holanda de Alencar já percebeu o cabaré que ela ajudou a formar, com os candidatos liberando geral? Drª, quando o povo precisar de leitos, seja ágil ou peça aos seus colegas que sejam. Mas com veemência e indo visitar nos hospitais.

    Quanto aos dois ministros, já levavam o prefeito ao Executivo antes mesmo de apoio partidário, só ver as fotos antes da pandemia. O RN já teve senadora do PT quando Lula e Dilma eram presidentes, mais prejudicava do que ajudava. Né, não Fatoca?

    Cel. Hélio e Getúlio Batista, o defensor dos corruptos, vivem dizendo que são apoiados por Mourão, e portanto, Bolsonaro. O algemador, Sérgio Leocádio, aposta na ignorância das pessoas que votaram no 17 e não sabem que Bolsonaro abandonou o barco faz tempo.

    Quem diz a verdade? Quais apoios são reais?

    Kélps está fora disso, porque ele só tem apoio do bandido presidente do partido dele, Paulinho da Força e da vereadora de mandato submisso ao marido, um tal impactado.

    O único corrupto que não presta é o que não está ao lado desses políticos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *