3 de maio de 2024
Política

PEDALADAS MENTAIS

5A3B24AC-D4FB-4088-8CDA-ED0C5B7D1AC9
Vincent Van Gogh (1853-1890)


O fim do primeiro ano do curso intensivo está próximo e é bom já ir se preparando para as matérias que virão pela frente.

A turma absorveu os ensinamentos introdutórios em profundidade e a esperada doença misteriosa foi estudada como nenhuma outra.

Começou pela epidemiologia, nas origens do hábito ainda frequente de consumo de animais silvestres, trazido para as periferias dos grandes centros, por camponeses em buscas das sobras  do milagre econômico da industrialização.

O pangolim entrou na cadeia alimentar.

E Wuhan, nos mapas.

A disseminação da virose mostrou o trajeto de destruição em tour virtual até chegar em nossas praias, já abandonadas pelos turistas endinheirados.

A procura de tratamento foi motivo de guerra, ainda inacabada, que como todas as outras, com o sofrimento de muitos, trouxe progressos à ciência e alento para a sobrevivência de muitos no futuro.

Protocolos afastaram as equipes médicas do medo, da indecisão e da impotência.

Vencido o último bimestre que reforçou os cuidados preventivos nos métodos para evitar a disseminação, o coroamento do conhecimento das vacinas.

Suas bases teóricas, mecanismos de ação, condições de armazenamento.

Tudo na ponta da língua.

É só terminar o período eufórico do marketing político-administrativo, a logística haverá de encerrar com fecho satisfatório, a primeira e angustiante parte da longa jornada que seguirá em paralelo, com todas as outras atividades a serem retomadas na vida normal.

Nova e diferente.

A grade curricular prevê que tão logo o congresso nacional renove seus dirigentes, uma empolgante matéria começa a ser ministrada.

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, tema da redação do ENEM,  foi só o ponto de partida para o grande debate que a comunidade médica e o grande público estarão discutindo nas academias, parlamentos, bancadas de debatedores de TV, redes sociais e praças públicas.

A primeira aula versará sobre Transtornos de Personalidade Antissocial.

Pré-requisito para as de Psicopatias.

Recomenda-se que desde já, sejam identificados comportamentos que se enquadrem nos parâmetros para diagnóstico.

Pessoas impulsivas  que não planejam com antecedência e não consideram as consequências dos seus atos  para a segurança deles mesmos e dos outros.

Quem mostra-se facilmente irritado.                   Física e verbalmente  agressivo.

Devem ser observados de perto os que sempre emitem uma opinião elevada de si mesmos e teimosos, autoconfiantes e arrogantes, conquistam admiradores com charme muitas vezes tosco.

Os de lustres superficiais, indecisos e que  mudam de opinião como a biruta ao sabor do vento.

Aos que demostraram interesse pela fascinante disciplina, é recomendada a leitura prévia do caso de  Abdalá Jaime Bucaram Ortiz, o ex-prefeito e ex-presidente do Barcelona de Guayaquil, eleito na terceira tentativa, Presidente do Equador, em 1996.

Tantas fez em seis meses de mandato que, ouvida uma junta de psiquiatras, foi afastado pelo congresso por incapacidade mental.

Aqui, o  ilustre professor Miguel Reale Junior já emitiu seu parecer.

Do ponto de vista jurídico, é possível.

Desta vez, nem pedaladas serão necessárias.

0BD171FD-AB81-4179-9C80-EB0CABB2EDBFA Extração da Pedra da Loucura – Hyeronimus Bosch (1501)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *