Pesquisa do Instituto Affare e StartSe mapeia perfil e preferências do consumidor brasileiro para o E-commerce
Oito em cada dez brasileiros têm alguma frequência de compras online e quase metade (49%) realiza até uma compra por mês.
Os dados são do mais recente levantamento feito pelo Instituto Affare em parceria com a Escola de Negócios StartSe e fazem parte de uma iniciativa para mapear e educar sobre tecnologia no mercado brasileiro.
O estudo abordou o perfil e preferências do consumidor de todas as regiões do Brasil em sites de lojas brasileiras e lojas de produtos “da China”. A referência se dá pelo termo popular para produtos internacionais com preços mais baixos, mesmo que algumas das lojas virtuais muito populares no Brasil não sejam chinesas.
A pesquisa constatou que 85% dos entrevistados fazem ou já fizeram compras online. O meio digital passa segurança para a maior parte dos consumidores. 67% dos respondentes afirmaram confiar no ambiente virtual para compras online. 33% dos entrevistados apontaram a preferência por adquirir eletrônicos e 73% preferem sites de lojas brasileiras.
Ainda sobre o perfil do consumidor, os dados do levantamento Affare/Startse apontaram que os homens (51%) utilizam o e-commerce com mais frequência que as mulheres (47%) ao comprar pelo menos uma vez por mês. A faixa etária entre 25 e 44 anos, média de 20% dos entrevistados, é a que faz mais compras semanais.
“Os dados trazem um panorama que pode contribuir para os diversos comércios que utilizam as plataformas online. Conhecendo o perfil do consumidor, desejos, comportamento e preferências para compras, os sistemas podem estar mais direcionados para o público que se pretende atrair”, explica João Araújo, sócio-fundador do Instituto Affare.
Para ter acesso ao relatório completo da pesquisa sobre E-commerce – O Perfil e Preferências do Consumidor Brasileiro, acesse: https://institutoaffare.rds.land/pesquisa-e-commerce .