9 de maio de 2024
Pesquisa

Pesquisador do RN desenvolve aparelho para substituir olho humano em exame oftalmológico

A invenção ganhou nome em inglês Eyezowski, uma  alusão ao personagem do filme ‘Monstros S.A.’

Na prática, um  dispositivo desenvolvido pelo médico oftalmologista Paulo de Souza Segundo, de 43 anos, que  promete beneficiar o ensino e o mercado da Oftalmologia.

O aparelho dispensa a presença do olho humano durante o treinamento para prescrição dos óculos no refratômetro, instrumento óptico fundamental para as consultas oftalmológicas.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar, Paulo começou a desenvolver o protótipo do Simulador de Retinoscopia acoplado ao Refratômetro em 2019 .

“O Simulador se propõe a facilitar o ensino da oftalmologia com potencial de promover resultados bem mais promissores no processo ensino-aprendizagem que as metodologias tradicionais. Isso possibilita a simulação da técnica da retinoscopia em ambiente real, substituindo o olho humano do paciente no treinamento, com utilização de dispositivo portátil, acoplável a qualquer consultório oftalmológico e com custo acessível”. 

A novidade desenvolvida pelo potiguar está em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Disponibilização no mercado

Patenteado com recursos próprios , o pesquisador agora busca apoio para a produção, barateando a produção e a disponibilização ao mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *