6 de maio de 2024
Nota

Petrobras instala dispositivos de medição de vento em plataformas do RN para avaliar Parques Eólicos

A Petrobras está implantando dispositivos de medição de vento em plataformas offshore no Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo. Esses sistemas LiDAR (Light Detection and Ranging) serão usados para avaliar a viabilidade de futuros parques eólicos offshore no Brasil.

O sensor óptico LiDAR utiliza feixes de laser para medir a velocidade e direção do vento, de 30 a 200 metros de altura, gerando dados compatíveis com o ambiente de operação das turbinas eólicas.

A instalação destes sensores faz parte de campanhas de medição que ocorrerão ao longo de três anos, fornecendo dados detalhados sobre o potencial de desenvolvimento desses parques. O primeiro equipamento foi instalado e está operando na plataforma fixa PAG-2 no Rio Grande do Norte, que há dez anos havia recebido a primeira torre anemométrica no mar do Brasil.

“A instalação do LIDAR na PAG-2, há uma década, mostra que a Petrobras é uma empresa inovadora, que sempre buscou superar a barreira do conhecimento. Estamos focados no que há de mais moderno em tecnologias para produção de energias e investimos em pesquisa e desenvolvimento, ligadas à transição energética justa e inclusiva, visando o futuro da companhia”, disse em nota o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A Petrobras destaca sua busca por energias renováveis e sustentáveis no país, visando o futuro da empresa. A expectativa do mercado é que os projetos eólicos offshore comecem a operar no início da próxima década, após a definição do marco regulatório.

Fonte: Estadão 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *