5 de maio de 2024
CoronavírusJudiciário

PGR dá aval para Bolsonaro seguir sem máscara pelo Brasil

Não são mais apenas os negacionistas que repelem o uso da máscara como meio de proteção ao vírus da Covid 19. Agora, o presidente Bolsonaro e seus aliados contam com parecer de quem teria o direito de questionar o “não uso” judicialmente.

É que a Procuradoria-Geral da República concluiu, em dois pareceres enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o presidente não cometeu crime ao aparecer sem máscara e gerar aglomeração em eventos públicos – como uma manifestação com motociclistas em seu apoio no Rio de Janeiro e um ato de governo no Rio Grande do Norte.

É preciso que a conduta possa realmente ensejar a introdução ou propagação de doença contagiosa. Essa conduta [não usar máscara] não se reveste da gravidade própria de um crime, por não ser possível afirmar que, por si só, deixe realmente de impedir introdução ou propagação da Covid-19”, diz a PGR.
As manifestações são assinadas pela subprocuradora Lindôra Araújo.

Pela Constituição, cabe ao Ministério Público Federal propor a abertura de investigações ou acusações formais à Justiça contra o presidente. Isso acontece porque o ocupante do cargo tem foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal.

  TL COMENTA

O parecer da procuradora, que não juntou qualquer estudo científico para suas justificativas, é contra a comunidade científica mundial. Ela desafio também o que a legislação determina desde o início da pandemia.

Há que se lembrar ainda que a mesma PGR que atuou contra desembargador de São Paulo, que caminhava sem máscara na praia, tem entendimento diferente em relação ao presidente da República.

One thought on “PGR dá aval para Bolsonaro seguir sem máscara pelo Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *