2 de maio de 2024
Imprensa Nacional

PL cresce em maioria das Assembleia Legislativas do país e encolhe na do RN

Do Painel na Folha 

Partido de Jair Bolsonaro, o PL teve crescimento na janela partidária em todas as casas legislativas do Centro-Oeste, demonstrando que o presidente ainda tem forte representatividade política na região, dominada pela força do agronegócio.

No Mato Grosso, o PL não tinha deputados estaduais e passou a ter três, tornando-se assim a maior bancada na Assembleia.

No Mato Grosso do Sul, tinha um parlamentar e chegou a três. Em Goiás, foi o que mais cresceu no período, tendo partido de zero e chegado a cinco. O PL também virou o principal partido da Câmara Legislativa do Distrito Federal, filiando dois e chegando a quatro deputados distritais.

Ao todo, o PL ganhou 12 deputados estaduais na região na janela partidária, chegando a 15. O PT, sigla do principal adversário eleitoral de Bolsonaro hoje, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve-se com oito parlamentares.

A exemplo de 2018, o setor rural deve ser estratégico para a campanha de reeleição do presidente.

NO NORDESTE TAMBÉM HOUVE CRESCIMENTO, MAS NO RN … ENCOLHEU 

No Nordeste, onde o PT costuma concentrar mais força, o PL cresceu em 6 dos 9 estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

No balanço, entre saídas e filiações na região, saiu da janela com 5 deputados a mais e chegou a 21. O PT filiou 15 e chegou a 44.

Estado de um dos principais aliados de Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP, Casa Civil), o Piauí concentrou a pior sangria PL na região, com a saída de 3 deputados, e o melhor desempenho do PT, que recebeu 7 novos parlamentares e chegou a uma bancada com 12.

DO TL 

No Rio Grande do Norte, o PL tinha três deputados estuais antes da janela e antes da filiação de Bolsonaro; George Soares, Ubaldo Fernandes e Kleber Rodrigues. 

Todos três deixaram a legenda,  mas o deputado Coronel Azevedo se filiou, sendo o único Liberal agora da Casa. Ele era do PSC.

One thought on “PL cresce em maioria das Assembleia Legislativas do país e encolhe na do RN

  • Gilson de araujo

    Diferentemente do PL os deputados do PT dificilmente mudam de sigla. Esses do PL estam hoje não estam amanhã. São de ocasião enquanto PT é mais ideologico. Não por acaso o PT venceu 5 das 8 eleições para presidente desde a redemocratização, é o maior partido do Brasil e da América latina

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *