2 de maio de 2024
Coronavírus

Pobreza, doença, costumes: porque tantas crianças morrem de Covid

 

B7F6AB59-0FC8-4051-9328-AB0A35F64D2E

Fonte: The New York Times, 14/08/2021

Na Indonésia, crianças foram vítimas da Covid em números alarmantes, com um aumento impressionante desde junho, quando a variante Delta começou a se espalhar.

A pandemia matou pelo menos 1.245 crianças indonésias e o maior salto recente foi entre as menores de 1 ano, disse o Dr. Aman Bhakti Pulungan, chefe da Sociedade Pediátrica da Indonésia.

Os pesquisadores apontam muitos motivos pelos quais as crianças têm maior probabilidade de morrer nos países em desenvolvimento, mas muitos desses fatores se resumem a um único: pobreza.

Os países ricos se acostumaram com a ideia de que as crianças são vítimas extremamente raras da pandemia.

Nos Estados Unidos e na Europa, menores de 18 anos são responsáveis por cerca de uma em cada 1.500 mortes relatadas de Covid.

Mas a totalização em países menos desenvolvidos conta uma história diferente.  Os números da sociedade pediátrica sugerem que, na Indonésia, cerca de uma em cada 88 mortes oficialmente contadas,  foi de uma criança.

A taxa real é impossível de discernir, porque os testes são limitados e muitas mortes de Covid na Indonésia não  são notificadas, mas é claramente muito maior do que no Ocidente.

A contagem reduzida pode ter piorado nos últimos dois meses, já que a variante Delta do coronavírus gerou uma grande onda de casos e mortes na Indonésia, onde apenas um quinto da população está parcialmente vacinada.  A Delta é muito mais contagiosa do que as formas anteriores do vírus, embora até agora não haja provas de que seja mais mortal.

As mortes de crianças por Covid ultrapassaram 2.000 no Brasil e 1.500 na Índia – mais do que na Indonésia – mas esses países tiveram várias vezes mais mortes no geral.

Análises detalhadas apontaram para uma grande quantidade de contribuintes para mortes infantis: problemas de saúde subjacentes que podem piorar a Covid-19, poluição atmosférica severa, famílias multigeracionais que vivem em quartos apertados, nutrição deficiente, fatores culturais e falta de acesso a informações, diagnóstico e tratamento.

“A primeira coisa a saber é que a desigualdade socioeconômica é um fator muito importante para a mortalidade”, disse a Dra. Marisa Dolhnikoff, patologista da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo no Brasil.

TL Comenta:

Nem sempre as estatísticas cruzam impunemente as fronteiras entre países ricos e pobres.

One thought on “Pobreza, doença, costumes: porque tantas crianças morrem de Covid

  • Maria das Graças Venâncio

    Gostei Domício Arruda e por aqui a ignorância campeia. Ontem assisti a noite Em Pauta da Globonews e fiquei estarrecida com a incompetência do Presidente. Como pagamos caro pela polarização.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *