1 de maio de 2024
Política

Polarização Lula X Bolsonaro continua nas eleições de 2024, diz presidente do Paraná Pesquisas

A informação está na Isto É desta quinta-feira, 20, e faz toda a diferença no xadrez, que tenta se formar para as disputas municipais de 2024.

O Presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo deu o pontapé inicial nas sondagens para as Prefeituras das capitais.

Ele acredita que a polarização Lula x Bolsonaro vai prevalecer nas grandes cidades, todavia arrefecerá no interior. Também indica que o ex-presidente, que precisa de mídia, deve gravar mais rádio e TV para os candidatos.

TL COMENTA 

Significa dizer que este sentimento – e constatação nas primeiras pesquisas – deve fazer toda a diferença na disputa pela Prefeitura de Natal, pois até agora são tem a candidatura posta do presidente Lula da Silva (PT). Quem? A deputada federal  mais votada, Natália Bonavides. Vai encarar o desafio de dar ao PT o ineditismo de comandar a capital potiguar. Lugar muito almejado pelo Partido dos Trabalhadores e nunca conquistado. Inclusive pela governadora Fátima Bezerra, derrotada duas vezes na década de 90.

Do outro lado, conjunto vazio com muitas possibilidades. As pesquisas apontam o favoritismo do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que nunca foi eleito com carimbo de petista, já voltou em Jair Bolsonaro em 2018 quando perdeu a eleição para o Governo do RN e anunciou voto em Lula desde o primeiro turno de 2022.

Carlos Eduardo será candidato do PDT e de quem mais? A polarização vai ajudá-lo ou atrapalhar sua trajetória de “nome de centro”até o segundo turno?

O candidato do prefeito Alvaro Dias (Republicanos) , segundo lugar nas últimas pesquisas divulgadas, terá rosto mais alinhado ao bolsonarismo ou ao lulismo. Ou seria um técnico, gerentão? Segundo sua poria declaração ao Blog do coleguinha de TN Heitor Gregório, Álvaro Dias: “Eriko Jácome e Rafael Motta são excelentes nomes para disputar a Prefeitura de Natal”.  Ambos os nomes com perfil político e sem experiência administrativa, mas um no cravo e outro na ferradura. Motta, progressiva de esquerda, derrotado para o Senado com votação surpreendente, do PSB da base governista,  o outro, Jácome,  MDBista de ocasião, presidente da Câmara, ligado ao eleitor evangélico.

Por fim, a candidatura posta do deputado federal Paulinho Freire, do União Brasil. Freire, que sonhava com o apoio do prefeito Álvaro Dias, mas já desistiu de esperar e declarou que será candidato independente de apoio de Dias. Estreante na Câmara Federal o deputado já participou de indicações para o Governo Lula, como Ivan Junior para Codevasf, mas seu partido não teria dificuldades de um necessário alinhamento eleitoral com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por enquanto, uma pré-campanha com cheiro e perspectiva de polarização,  segue sem com um pólo só.

A se guiar pelos sinais das pesquisas de opinião, quem será o principal  adversário de Natália Bonavides?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *