15 de maio de 2024
Nota

Presidência do Senado: Rogério Marinho é o nome forte da oposição para suceder Pacheco

A eleição é só em 20225, mas começa o jogo começa a se movimentar agora. É uma disputa importante e pode fazer toda a diferença na reta final do Governo Lula III. 

Quem será o sucessor do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD)?  No último sábado o  Podemos anunciou que Soraya Thronicke(MS) vai concorrer à presidência do Senado no ano que vem.

Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da CCJ e ex-presidente da Casa é a aposta do próprio Pacheco e de setores do Palácio do Planalto. 

A brecha tem sido aproveitada por Eliziane Gama (PSD-MA), que vem tentando costurar apoios junto à bancada feminina. Relatora da CPMI do 8 de Janeiro, a senadora acredita que a postura no colegiado, descrita por ela como equilibrada, pode ser uma carta na manga.

Entre a oposição ao governo Lula, o cenário é mais incerto.

A alternativa que parece mais forte no momento, entretanto, é uma nova postulação de Rogério Marinho (PL-RN), derrotado na reeleição de Pacheco no ano passado.

A favor dele, conta a proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o fato de fazer parte da segunda maior sigla da Casa, atrás apenas do PSD. Ele também é líder da oposição no Senado.

TL CONTA MAIS 

Caso a candidatura de Marinho se concretize , deve ter interferência direta na política do Rio Grande do Norte.

É a carta na manga, aliás, que apareceu nas últimas costuras para o apoio do prefeito Álvaro Dias (Rep) à candidatura de Paulinho Freire à Prefeitura de Natal. Com isso a sinalização que Dias poderia ser o nome do grupo para disputar o Governo do RN em 2026.

Antes, a aliança de Marinho com Freire seria um degrau em 2024 para o sonho de 2026 com Marinho governador do Rio Grande do Norte. 

Agora, as variáveis começam a se entrelaçar com os planos de quem também integra o xadrez nacional Lula X Bolsonaro. 

Fonte: O Globo 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *