7 de maio de 2024
Direto de Brasília

Presidente do MDB assume indicação de Simone Tebet como “do partido”

Por Mônica Bergamo na Folha

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), afirmou em reunião com deputados eleitos e com a atual bancada do partido na Câmara que a senadora Simone Tebet (MS) é, sim, um nome que pode representar a sigla no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A fala, feita nesta quarta-feira , busca cessar um impasse entre emedebistas que apontam Tebet como uma provável escolha pessoal de Lula.

De acordo com o raciocínio, a senadora não deveria entrar na “cota” do partido caso seja nomeada para um ministério —e, portanto, seria necessário a designação de outras pastas para contemplá-lo.

“Querem, por ‘n’ razões, falar que a Simone Tebet não representa o partido. Institucionalmente, ela representa o partido. E se ela for convidada para compor alguma função que ela se sentir preparada e que ela possa ajudar o partido na sua construção futura, ela terá, sim, total apoio e respeito do nosso partido”, afirmou Baleia Rossi aos parlamentares.

“Não existe essa briga que, muitas vezes, a imprensa quer colocar, que ‘o MDB está brigando aqui, está brigando ali’. Nós temos hoje, graças a Deus, através do diálogo, uma situação pacífica no partido. E queremos, sim, contribuir se formos chamados”, disse ainda.

DO TL

Hoje a ex-presidenciável Simone Tebet – peça determinante para vitória de Lula – é cotada para o Ministério de Desenvolvimento Social, fato que não agrada a ala mais radical do PT, que enxerga na Senadora uma ameaça política para 2026.

Resta saber o tamanho da aliança; se o MDB terá as três pastas que sonha ou “apenas”duas, incluindo Tebet na conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *