28 de abril de 2024
Agenda

Primeira Prefeita: Alzira Soriano é lembrada com espetáculo teatral e presença da Governadora

Lajes, município da região de Açu, distante 128 km da capital do estado, elegia, no ano de 1929, a primeira prefeita do Brasil e da América Latina, numa época em que as mulheres sequer podiam votar.

 Após 93 anos,  a cidade comemora, em reverência à sua memória histórica, a Semana Alzira Soriano.

A governadora Fátima Bezerra (PT) prestigiou o evento na noite de sexta-feira, 29

O mandato de Alzira Soriano durou pouco tempo, pois decidiu renunciar ao cargo por não concordar com os desdobramentos do governo de Getúlio Vargas em 1930.

Mesmo assim, seu governo em Lajes ficou marcado pela construção de escolas, melhorias na iluminação pública a gás, e obras de infraestrutura, como estradas que ligavam a sede do município aos distritos. Ela voltaria à política após a redemocratização do país, em 1945, elegendo-se vereadora em Lajes por três mandatos.

Alzira morreu em Natal em 28 de maio de 1963, aos 66 anos . 

A Semana Alzira Soriano contou com a Exposição Histórica na Estação das Artes e com a programação cultural “Uma Noite no Palácio”, onde ocorreu a apresentação da Filarmônica 03 de Dezembro, o lançamento do espetáculo teatral Alzira Mulher, além do lançamento do Lajes Conectada.

A governadora aproveitou a ocasião para anunciar a implantação de uma Central do Cidadão no município de Lajes, que deve receber o equipamento ainda no primeiro semestre de 2022. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *