12 de maio de 2024
Nota

Quem será indiciado? Senadora fará leitura de relatório final da CPMI de 8 de janeiro

Após quase cinco meses de investigação sem conseguir avanços significativos em relação a inquéritos que já estavam em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a CPMI do 8 de janeiro realiza nesta terça-feira sessão de leitura do relatório final.

Com mais de mil páginas, foco na atuação de militares e sugestões de projetos de lei para fortalecimento da democracia, o documento, elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), traz pedidos de indiciamentos tendo como principal base o crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

QUEM SERÁ INDICIADO 

Nos bastidores, governistas e oposicionistas dão como certa a inclusão dos nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus auxiliares mais próximos entre os pedidos de indiciamento.

Na véspera da leitura, a relatora fez mistério sobre a inclusão do nome do ex-mandatário.

“Quanto ao ex-presidente, amanhã [nesta terça-feira], a gente apresentará a gente apresentará ao Brasil ou não o seu indiciamento”, despistou.

OPOSIÇÃO TERÁ SEU RELATÓRIO 

A oposição, por meio do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), vai apresentar um relatório paralelo.

O principal foco do documento é uma suposta omissão do governo federal durante os ataques.

O senador vai sugerir o indiciamento do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do general da reserva Gonçalves Dias, que chefiava o Gabinete de Segurança CPInstitucional no dia 8 de janeiro, dia dos ataques à sedes dos três Poderes da República.

Fonte: Valor 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *