2 de maio de 2024
Imprensa Nacional

“Quer bater em mulher, vá bater noutro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil”, fala de Lula viraliza entre Bolsonaristas

Um trecho do discurso do ex-presidente Lula no comício do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, viralizou nas redes bolsonaristas neste sábado.

Numa passagem, porém, afirmou a frase de cunho machista de que “quer bater em mulher, vá bater noutro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil”, trecho que vem rendendo críticas por parte de perfis bolsonaristas nas redes.

A declaração completa de Lula nesse momento do discurso foi:

“Nós fizemos a Lei Maria da Penha, e eu dizia: mão de homem foi feita para trabalhar, mão de homem foi feita para fazer carinho na pessoa que ele ama, nos seus filhos.

Mão de homem não foi feita para bater em mulher. Quer bater em mulher, vá bater noutro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil, porque nós não podemos aceitar mais isso”

A declaração custou diversas críticas ao ex-presidente nas redes sociais. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi um dos que acusaram Lula de defender agressões às mulheres.

Não só bolsonaristas criticaram Lula. Roberto Freire, presidente do Cidadania, partido que apoia a presidenciável Simone Tebet (MDB), também se posicionou contra o petista.

Esse pernambucano é machista. Pena. Ele não conheceu nosso Capiba, que num frevo canção disse que numa mulher não se bate nem com uma flor. E Lula, não importa se em casa no Brasil ou no mundo. Lula já está falando muita besteira…. Simone, nele ! #SimonePresidente15

DO TL

Mais do que sempre, em tempos de rende sociais, a Comunicação tem que ser clara, objetiva e, de preferência, com frases curtas, que não deixe margem para ambiguidade.

A receita não é fácil nem para inegáveis comunicadores como o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro. Ambos têm a empatia necessária e a linguagem que o povo entende, mas ambos também têm esbarrado na espontaneidade que compromete o conteúdo da mensagem.

É o caso do não “bata em mulher em casa, no Brasil”, quando o aceitável  seria em “nenhum lugar e em qualquer circustância”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *