1 de maio de 2024
Bastidores

Raimundo Alves, a face pragmática do PT no RN

Raimundo Alves e a Governadora Fátima Bezerra

Quando em agosto de 2021 a Governadora Fátima Bezerra (PT) delegou a condução política de sua reeleição ao chefe de Gabinete Civil, Raimundo Alves mandou ali vários recados e sinalização que começam a ser concretizadas agora, no ano eleitoral.

A primeira mudança é que o tom não seria mais o mesmo de chapa “pão com pão” como foi em 2018 quando o palanque vencedor era vermelho e de esquerda, contra oligarquias e a direita opressora do RN e do Brasil.

A candidata confirmada como “primeira governadora de origem popular” comandaria  o Rio Grande do Norte para os mais pobres e mais necessitados.

Depois de ser Governo, o Alves do PT percebeu que precisava abrir horizontes e começou cortando o sonho do correligionário Jean Paul Prates de retornar ao Senado. Foi uma disputa interna constante e silenciosa extra-muros.

Coube a ele desmentir e descredenciar os petistas de menor patente a criticar a aliança que costurava com o adversário de 2018, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). Silêncio na militância outrora tão barulhenta.

Começava a ali a efetivação do WO idealizado pelo PT pragmático do Rio Grande do Norte.

Nada tem a ver com o que anos e anos tentou chegar lá e por muitos anos também  não conquistou voos mais altos .

Parêntese.. (

Quem não lembra do apelido pouco carinhoso que o então presidente Lula chamou os correligionários do PT potiguar. Tinha a ver com nádegas pouco enrijecidas. Mas isso é outra história e nem deve constar na memória do Google ainda.  

).

Semana passada, Raimundo Alves deu mais um drible na oposição capitaneada por Rogério Marinho e o tucanato numeroso da Assembleia Legislativa e dobrou a aposta de que o presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) continuava e continuaria  no Governo Fátima.

Parecia tudo estar definido.

O jogo não seria mais vencido por WO. Fátima teria um adversário com poder, capilaridade e simpatia do Bolsonarismo. Estava formado o antagonismo.

E para nã dizer que isso foi coisa de blogueiro torcedor e especulação da imprensa , o ex-senador Garibaldi Alves Filho confirmou: Walter será vice de Ezequiel e o anúncio será feito nos próximos dias.

O Alves do PT voltou a procurar os Alves do MDB, retomou a oferta de espaço na chapa majoritária, usou o nome do ex-presidente Lula como argumento externo e interno e …. água.

O que seria anunciado se desmanchou.

O presidente Jair Bolsonaro veio ao Rio Grande do Norte e não teve um companheiro de chapa ao aliado e ministro Rogério Marinho para anunciar.

Enquanto isso, Raimundo trabalhava para o PT para o PV, partido que ajudou a turbinar com os aliados das legendas bolsonaristas,  exonerou pré-candidatos e deixou outras peças importantes ao processo no Governo.

Segue o jogo. O WO voltou. Peças indo para caixa e para o tabuleiro.

O pragmatismo vermelho parece apitar no pleito de 2022 no Rio Grande do Norte.

Para isso,  o discurso de 40 anos será arquivado e dará espaço ao bem comum, desenvolvimento do estado, união pela  democracia…

Resta saber se o povo vai bater palma para peão, reis e rainhas se movimentarem.

Em outras ocasiões já preferiram outras alternativas. Mesmo que parecessem “nenhum”.

One thought on “Raimundo Alves, a face pragmática do PT no RN

  • Maria das Graças de M. Venâncio

    Não resta dúvida que o PT é pragmático. Não somente aqui no RN.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *